Por que buscamos o amor? Descubra as 5 motivações que guiam seu romance

Entenda os motivos que levam você a querer um relacionamento e saiba qual é o seu perfil amoroso

Você já parou para refletir sobre o que realmente motiva a sua busca por um relacionamento amoroso? Um estudo recente realizado por pesquisadores canadenses do departamento de Psicologia da Universidade de Toronto trouxe à tona cinco motivações distintas que levam as pessoas a querer um romance. A pesquisa, publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, envolveu mais de 1.200 adultos solteiros e utilizou a Teoria da Autodeterminação como base para criar uma escala que classifica essas motivações.

Para entender quais dessas motivações são mais comuns entre os jovens brasileiros, o site de relacionamento MeuPatrocínio realizou uma enquete alinhada às categorias do estudo. O resultado mostrou que a maioria, 64%, se identifica com a motivação chamada de “identificada”. Essa motivação significa que a pessoa busca um relacionamento porque considera isso importante e significativo para sua vida, sendo também a que apresenta maior prontidão para o compromisso.

Caio Bittencourt, especialista em relacionamento do MeuPatrocínio, destaca a importância de conhecer suas próprias motivações para fazer escolhas mais assertivas, especialmente no universo digital, onde as opções de dating são muitas. “Saber o que se quer é o primeiro passo para um romance bem-sucedido. Hoje os sites de relacionamento permitem buscar exatamente o que se procura. O importante, antes de tudo, é saber o que procurar. Essa assertividade na busca por alguém para se relacionar ajuda a evitar estresse e frustração”, explica.

Ele também ressalta que não existe uma motivação certa ou errada para buscar o amor, mas sim a necessidade de autoconhecimento para evitar padrões que já causaram sofrimento. “A motivação ‘certa’ é aquela que se encaixa no seu momento de vida. Conhecer a si mesmo e saber o que quer torna o caminho para o amor mais leve e feliz”, complementa.

Confira as cinco motivações do estudo, da mais para a menos votada pelos jovens brasileiros:

1. Motivação identificada (64%) – O relacionamento é pessoalmente importante e traz significado à vida.
2. Motivação interior negativa (27%) – O medo de se sentir fracassado ou inadequado por não estar em um relacionamento.
3. Motivação intrínseca (25%) – O prazer e a diversão de estar em um relacionamento.
4. Motivação interior positiva (11%) – O orgulho e o aumento da autoestima ao estar em um relacionamento.
5. Motivação externa (6%) – A influência das pessoas próximas e a facilidade em manter conexões sociais.

Entender qual dessas motivações mais se encaixa com você pode ser o primeiro passo para uma busca mais consciente e feliz pelo amor. Afinal, o autoconhecimento é fundamental para construir relacionamentos saudáveis e duradouros.

Este conteúdo foi elaborado com dados da assessoria de imprensa do site MeuPatrocínio.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 77 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Conteúdo Adulto

O conteúdo a seguir é destinado ao público adulto.

Ao escolher sim você está declarando ser maior de 18 anos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar