IV Congresso Paulista de Dor destaca inteligência artificial e abordagem interdisciplinar
Evento híbrido reúne especialistas para debater avanços no diagnóstico e tratamento da dor
Profissionais da saúde de diversas especialidades se reúnem entre os dias 14 e 16 de agosto para o IV Congresso Paulista de Dor, que acontece na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo. O evento, que terá formato híbrido, espera receber cerca de 150 participantes presencialmente e traz como destaque a aplicação da inteligência artificial (IA) no diagnóstico e tratamento da dor, além de uma abordagem interdisciplinar para discutir casos clínicos complexos.
De acordo com a presidente do Comitê de Dor da APM e do Congresso, Dra. Telma Zakka, o congresso sempre buscou inovar e promover um debate técnico aprofundado, porém acessível. “A dor, seja aguda ou crônica, afeta cerca de 49% da população mundial. É um problema de grandes proporções e que envolve múltiplas especialidades no seu tratamento”, explica. Essa realidade reforça a importância do encontro, que visa integrar conhecimentos de ortopedistas, neurologistas, anestesistas, ginecologistas, entre outros profissionais.
Durante os três dias de evento, serão apresentados e debatidos casos clínicos de dor neuropática, cefaleia, dor pélvica crônica e dor lombar. A troca de experiências entre especialistas é um dos pilares do congresso, que também destaca a utilização da inteligência artificial para gerar hipóteses diagnósticas. Essas hipóteses serão comparadas com as dos participantes, estimulando o debate e demonstrando o potencial da IA como ferramenta complementar à prática médica.
Além da inteligência artificial, o congresso abordará inovações tecnológicas como a neuromodulação avançada, que inclui técnicas como estimulação medular e do gânglio da raiz dorsal (DRG). Essas tecnologias têm se mostrado eficazes no alívio da dor neuropática, ampliando as opções terapêuticas para pacientes que sofrem com dores crônicas.
“A proposta do congresso é reunir especialistas de diversas áreas para discutir casos clínicos à luz dos especialistas, da inteligência artificial e das abordagens mais atuais em dor. Serão dias de intensa troca de conhecimento”, conclui a Dra. Telma Zakka.
O IV Congresso Paulista de Dor representa uma importante oportunidade para profissionais da saúde atualizarem seus conhecimentos e discutirem as tendências que estão moldando o futuro da medicina da dor, com foco em inovação, tecnologia e interdisciplinaridade.
Para mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail eventos@apm.org.br.
Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa da Associação Paulista de Medicina.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA