Instituto Ayrton Senna promove seminário com especialistas para transformar a alfabetização no Brasil

Evento gratuito em São Paulo reuniu mais de 8 mil participantes para debater políticas, práticas e desafios da alfabetização integral

Com dados da assessoria de imprensa do Instituto Ayrton Senna, o seminário “Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral” aconteceu em São Paulo no dia 28 de maio de 2025, reunindo especialistas, gestores públicos e educadores para discutir os rumos da alfabetização e leitura no Brasil. O evento gratuito, que contou com mais de 8 mil inscritos, destacou a urgência de garantir uma alfabetização de qualidade para todas as crianças brasileiras, especialmente diante dos dados preocupantes do Ministério da Educação (MEC): 44% das crianças da rede pública não estão alfabetizadas na idade certa, e 68% dos jovens concluem o Ensino Médio sem domínio adequado da Língua Portuguesa.

O seminário foi marcado por debates sobre temas essenciais, como a aplicação da neurociência na alfabetização, a importância da formação de professores alfabetizadores, o incentivo à leitura e o uso de tecnologias, incluindo inteligência artificial, para melhorar a gestão educacional. Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, ressaltou que “as crianças são como pilotos com potencial, mas precisam de um ‘carro potente’ — ou seja, políticas públicas eficazes — para cruzar suas linhas de chegada”.

Entre os participantes, secretários de Educação de diversos estados compartilharam experiências exitosas, como a redução da distorção idade-série no Amazonas e o destaque do município baiano Licínio de Almeida no IDEB. João Paulo Mendes, do MEC, reforçou a importância da colaboração entre governo federal, estados e municípios para implementar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa que busca garantir o direito à leitura e escrita desde os primeiros anos escolares.

O seminário também abordou a avaliação da alfabetização, com especialistas apontando que o desempenho brasileiro em leitura está abaixo do esperado em comparação internacionalmente, o que reforça a necessidade de elevar o padrão educacional para garantir direitos e oportunidades iguais. Na formação de professores, foi destacado que o incentivo à leitura deve ser central, pois 53% dos alunos em processo de alfabetização leem livros indicados por seus educadores, mostrando o impacto duradouro desses profissionais na vida dos estudantes.

Além dos debates, intervenções artísticas convidaram o público a refletir sobre o papel transformador da alfabetização e da leitura na construção de um futuro mais justo e equitativo. O Instituto Ayrton Senna, que já atendeu mais de 39 milhões de crianças e jovens em cerca de 3 mil municípios, reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, atuando em parceria com redes de ensino para promover alfabetização integral, desenvolvimento socioemocional e gestão educacional eficiente.

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[Inclua imagens do evento e vídeos com depoimentos para aumentar o engajamento.]

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