Feira Preta Cria Moda abre inscrições na Bahia para empreendedores negros e indígenas

Programa gratuito oferece imersão e mentorias para fortalecer negócios de moda em Salvador

O Instituto Feira Preta lançou as inscrições para uma nova turma do programa Feira Preta Cria Moda, voltado a empreendedores negros e indígenas da área da moda em Salvador e Região Metropolitana. Com patrocínio da NIVEA e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, a iniciativa integra as ações que antecedem o Festival Feira Preta Salvador 2025, previsto para novembro deste ano.

O programa gratuito selecionará 25 empreendedores para uma imersão formativa entre os dias 15 e 22 de agosto, com foco em temas essenciais para o fortalecimento de negócios no universo fashion. Entre os conteúdos abordados estão criação com conexão ancestral, marketing, gestão financeira, autoconhecimento e prototipagem. As atividades acontecerão no Arquivo Público do Estado da Bahia, combinando encontros presenciais e online, além de um ciclo de mentorias especializadas.

Podem participar pessoas negras (pretas ou pardas) e indígenas, maiores de 18 anos, residentes em Salvador ou Região Metropolitana, que tenham um negócio ativo de moda há pelo menos dois anos e já tenham lançado ao menos uma coleção autoral. O programa contempla diversos segmentos, como vestuário, acessórios, calçados, moda praia, plus size, infantil, sustentável e sob medida.

A fundadora do Instituto Feira Preta, Adriana Barbosa, destaca a importância da iniciativa para a valorização da criatividade, identidade e ancestralidade locais: “Queremos potencializar isso com o fomento aos processos de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços desenvolvidos pela comunidade local. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso em criar caminhos sustentáveis de prosperidade para empreendedores negros e indígenas, fortalecendo não só os negócios, mas também a autoestima, a cultura e a coletividade dessas pessoas.”

Lígia Annunziato, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Beiersdorf, parceira da iniciativa, ressalta que “promover a inclusão produtiva de pessoas negras — seja por meio da empregabilidade ou do empreendedorismo — é um dos caminhos mais potentes para impulsionar a mobilidade social e construir uma sociedade mais justa e equitativa.”

Além da formação, os participantes terão a oportunidade de se candidatar para expor seus trabalhos no Festival Feira Preta Salvador 2025, ampliando sua visibilidade e rede de contatos. As inscrições vão até 11 de agosto de 2025, e os selecionados serão divulgados no dia 12 do mesmo mês.

Essa ação faz parte de um ciclo maior que inclui também turmas nas áreas de Gastronomia, Influência Digital, Música e Fortalecimento de Negócios Quilombolas, todas com o objetivo de fomentar prosperidade econômica a partir da ancestralidade, inovação e conexão entre redes.

Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do Instituto Feira Preta. Aproveite essa oportunidade única para transformar seu negócio de moda com conhecimento, cultura e apoio especializado.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa do Instituto Feira Preta.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 75 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar