Intimus® e Pão de Açúcar lançam campanha “Compre e Doe com Dignidade” para combater a pobreza menstrual
Ação solidária promove doação de absorventes para jovens da Bahia, reforçando o acesso à higiene menstrual no Brasil
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Higiene Menstrual, em 28 de maio, a marca Intimus®, da Kimberly-Clark, em parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar, lança a campanha “Compre Intimus e Doe Dignidade”. A iniciativa, que acontece entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2025, tem como objetivo conscientizar a população sobre a pobreza menstrual no Brasil e promover a doação de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A cada produto Intimus® adquirido nas lojas do Pão de Açúcar, um pacote de absorventes será doado para a Plan International Brasil, organização que atua para romper ciclos de violência e garantir direitos para meninas e mulheres. Os itens arrecadados serão destinados à Escola de Liderança para Meninas, localizada na Bahia, que atende jovens de 13 a 18 anos.
Dados oficiais reforçam a urgência dessa causa: segundo uma enquete de 2024 realizada pelo UNICEF em parceria com a Viração Educomunicação, cerca de 19% das jovens que menstruam no Brasil não têm recursos para comprar absorventes, 37% enfrentam dificuldades para acessar produtos de higiene em escolas ou locais públicos, e 77% já se sentiram constrangidas por menstruar em ambientes públicos. Além disso, quase metade dessas jovens nunca recebeu educação adequada sobre menstruação na escola.
Marisa Cazassa, gerente executiva de Marketing da Kimberly-Clark Brasil, destaca que “um dos grandes propósitos de Intimus é promover o bem-estar de meninas e mulheres, removendo barreiras relacionadas ao estigma da menstruação para que nada atrapalhe o progresso feminino”. Ela reforça que ações como essa são fundamentais para oferecer mais qualidade de vida a quem ainda não tem acesso pleno a esses recursos.
Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing, Fidelidade e Clientes do Pão de Açúcar, ressalta o compromisso da rede com o impacto social: “No GPA, nosso propósito de alimentar sonhos e vidas engloba uma estratégia de sustentabilidade que tem como um dos pilares o impacto social e a geração de oportunidades. Iniciativas como esta valorizam e promovem essa diretriz tão importante.”
Desde 2020, a parceria entre Intimus®, Kimberly-Clark e Plan International já doou mais de 400 mil absorventes, beneficiando cerca de 700 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. Cynthia Betti, CEO da Plan International Brasil, reforça a importância da união entre empresas e organizações para enfrentar a pobreza menstrual: “Quando unimos forças com empresas comprometidas com a transformação social, damos passos concretos para romper ciclos de violências e ampliar oportunidades para que cada menina possa exercer plenamente seus direitos.”
A campanha “Compre Intimus e Doe Dignidade” é um exemplo de como o engajamento social pode contribuir para a saúde, a educação e a dignidade de meninas e mulheres brasileiras, promovendo um futuro mais justo e igualitário.
*Conteúdo elaborado com base em informações da assessoria de imprensa Kimberly-Clark Brasil.*