Cultura e Sabores do Paraná Encantam o Rio de Janeiro na Semana Paraná

Gastronomia, artesanato e histórias tradicionais revelam a riqueza cultural paranaense no Crab

Até o próximo sábado (2), o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), no Rio de Janeiro, é palco da Semana Paraná, evento que apresenta a riqueza cultural e as lendas do estado paranaense. Com uma programação diversificada, o público pode participar de oficinas de gastronomia, artesanato e contação de histórias, promovendo um contato direto com as tradições e saberes locais.

A roda de chimarrão, símbolo da cultura sulista, foi um dos destaques da programação. Além de estimular o convívio e a troca de histórias entre os participantes, a atividade trouxe apresentações que combinam oralidade, música e teatro para narrar lendas como a da Gralha-Azul, a Lenda das Encantadas e a Lenda da Erva-Mate. Essas histórias foram contadas enquanto os visitantes compartilhavam o chimarrão, fortalecendo laços e valorizando a cultura paranaense.

Segundo Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, “assim, colocamos o Paraná nos holofotes, demonstrando a riqueza, os saberes e fazeres dos artesãos, que desenvolvem peças que refletem a história e cultura, que contribuem para dinamizar a nossa economia”. O artesanato do Paraná ocupa uma área de 397 m² na exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica”, com 621 peças produzidas por 170 artesãos locais, evidenciando a diversidade e a criatividade da região.

A gastronomia paranaense também ganhou destaque com oficinas que apresentaram pratos feitos com produtos de Indicação Geográfica, como a tangerina ponkan de Cerro Azul, recentemente reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a broa de centeio de Curitiba, a cracóvia de Prudentópolis e os queijos coloniais de Witmarsum. Uma das experiências mais apreciadas pelos visitantes foi a oficina de montagem da cuia de chimarrão, que permitiu conhecer diferentes formas de preparo e consumo da bebida.

A diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc Paraná, Lidiane Galvan, ressaltou a importância do evento: “Vimos aqui um momento de compartilhamento de fortalecimento e também de celebração paranaense. As atividades foram pensadas para que o público conheça, viva e mergulhe em nossa cultura e de fazer com que ela chegue ao maior número de pessoas possíveis”.

Além das oficinas já realizadas, a programação segue com a oficina de artesanato “Fios da Floresta: introdução ao Punch Needle”, ministrada pela artista têxtil Patrícia Malenski Matosita (Kotori). A técnica utiliza uma agulha oca para criar relevos em tecidos, demonstrando os saberes manuais e a expressão cultural do território paranaense.

A exposição “Sinta o Sul – Bioma Mata Atlântica” é uma parceria entre o Crab, Sebrae do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e reúne cerca de 2.000 obras em cerâmica, madeira, fibras e materiais recicláveis que refletem a produção nativa da Mata Atlântica desses estados. A iniciativa valoriza o artesanato regional e promove o intercâmbio cultural entre o Sul do Brasil e o público carioca.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do Sebrae/PR, destacando a importância da cultura paranaense e suas tradições para o público feminino interessado em lifestyle, gastronomia e artesanato.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 93 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar