Como limpar seu celular corretamente e evitar contaminações diárias
Especialista revela dicas práticas para higienizar seu smartphone sem danificar o aparelho
Você já parou para pensar em quantas vezes seu celular entra em contato com superfícies contaminadas ao longo do dia? Seja no transporte público, na mesa do restaurante ou até mesmo no banheiro, o smartphone é um dos objetos que mais acumulam germes e microrganismos, podendo transferir essas partículas para suas mãos e rosto. Com base em informações da assessoria de imprensa da ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), reunimos dicas essenciais para manter seu aparelho limpo e proteger sua saúde.
Heitor Mazziero, associado da ABRALIMP e coordenador de marketing do Grupo Bralimpia e Renko, destaca que os celulares são grandes vetores de sujeira e microrganismos, pois estão em contato constante com as mãos e diversas superfícies, muitas vezes contaminadas. “Temos o hábito de deixá-los em bancadas, bancos de carro, móveis e até no banheiro, ambientes com diferentes níveis de contaminação”, alerta o especialista.
Mas como higienizar o celular sem danificar a tela ou os componentes plásticos? A resposta está em alguns cuidados simples, porém eficazes:
1. Evite álcool em gel e produtos clorados. Embora muito usados para limpeza, esses produtos podem oxidar a tela e prejudicar o aparelho.
2. Prefira álcool isopropílico 70% ou detergente neutro. Eles limpam sem agredir as superfícies e ajudam a reduzir a carga microbiana.
3. Use um pano de microfibra para aplicar o produto. Nunca borrife diretamente no celular. Passe o pano com movimentos suaves e unidirecionais, de cima para baixo, evitando movimentos circulares que espalham a sujeira.
4. Faça uma dupla limpeza: primeiro remova sujeiras visíveis e depois aplique o desinfetante. Isso evita a formação de biofilmes, que dificultam a ação dos produtos desinfetantes.
5. Inclua a limpeza do celular na rotina diária de higiene das mãos. Limpar o aparelho apenas uma vez por semana não é suficiente, especialmente se você toca em corrimões, maçanetas e outros objetos ao longo do dia.
Manter um frasco pequeno de álcool isopropílico e um pano adequado na bolsa ou no carro pode facilitar essa prática e ajudar a reduzir o risco de contaminação. E, claro, lavar as mãos sempre que possível continua sendo fundamental para a saúde.
A ABRALIMP, que atua desde 1986 no fortalecimento do setor de limpeza profissional no Brasil, reforça a importância desses cuidados para o bem-estar e a saúde pública. Com mais de 240 empresas associadas, a entidade promove conhecimento e boas práticas para garantir ambientes mais limpos e seguros.
Seguindo essas orientações simples, você protege seu celular e, principalmente, sua saúde, evitando a proliferação de germes no seu dia a dia.

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA