WIBR Summit 2025 une games e esportes tradicionais para fortalecer o protagonismo feminino no competitivo

Evento inédito promove diálogo entre gerações e setores, destacando trajetórias e desafios das mulheres no universo competitivo digital e físico

Com dados exclusivos da assessoria de imprensa, o WIBR Summit 2025 se prepara para sua segunda edição, marcada por uma conexão inédita entre os universos dos games e dos esportes tradicionais. O evento, idealizado pela iniciativa WIBR do MIBR, acontecerá no dia 21 de maio, no Learning Village, em São Paulo, reunindo 100 convidados e contando com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da WIBR e parceiros de mídia.

O grande diferencial desta edição é o encontro entre mulheres de diferentes gerações que atuam em posições estratégicas dentro dos dois setores competitivos. A proposta é fomentar o protagonismo feminino a partir de múltiplas perspectivas, como gestão de atletas, estratégias de comunicação, formação de comunidades e transformação social. Ao aproximar os esportes tradicionais e os eletrônicos, o WIBR Summit busca aproveitar os aprendizados e a maturidade do esporte convencional para acelerar o desenvolvimento das carreiras femininas no cenário dos games.

Roberta Coelho, CEO do MIBR, destaca que o evento vai além da edição anterior, que já foi um sucesso ao apresentar grandes referências femininas do mercado de esports. “Este ano vamos além ao trazer representantes dos esportes tradicionais com a proposta de criar uma conexão entre esses dois universos para aprender e compartilhar experiências”, afirma.

O crescimento da presença feminina nos esportes e games é evidenciado por dados recentes. O estudo Women and Sports 2025, do Sports Innovation Lab em parceria com a Wasserman, aponta que 57% do público assistiu a mais competições femininas em 2024 do que dois anos antes, resultado de narrativas mais autênticas e maior cobertura midiática. No universo dos esports, a audiência feminina também cresceu, com mais de 21 milhões de horas assistidas globalmente em 2024, segundo a Stream Hatchet. A América do Sul se destaca pelo aumento da audiência e pela maior presença de campeonatos para mulheres e identidades diversas, além do crescimento de criadoras de conteúdo.

A programação do WIBR Summit 2025 inclui três painéis principais, todos mediados por mulheres experientes:
Além do jogo: quem sustenta a competição – debate sobre operações, marcas, famílias e profissionalização das estruturas que sustentam o competitivo, com Carla Sernaglia (MIBR), Luana Sá (Oakley Brasil) e Fernanda Lobão (Final Level Co.).
O esporte em um mundo ultra conectado – discussão sobre digitalização, visibilidade e riscos da superexposição nas redes sociais, com Maah Lopez, Isabella Aya e Manuelle Pires (YouTube Brasil).
Parei de competir. E agora? – painel que explora as possibilidades após o fim da carreira competitiva, com ex-atletas que hoje atuam como gestoras e mentoras, incluindo Camila Estefano, presidente do Instituto Brasileiro de Futebol Feminino.

O WIBR Summit reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão, contando novamente com o patrocínio da Natura, que reforça sua missão de promover representatividade no cenário dos esports. Julia Ceschin, Head de Marketing da Natura Brasil, destaca a importância da parceria para impulsionar espaços de incentivo e inspiração para mulheres no competitivo.

O evento é uma oportunidade única para conhecer as histórias e desafios das mulheres que estão transformando o ecossistema competitivo, colocando-as no centro da conversa e mostrando que a competição vai muito além dos placares. A programação completa será divulgada nos canais oficiais da WIBR.

Serviço:
WIBR Summit 2025
Data: 21 de maio de 2025
Horário: a partir das 17h30
Transmissão ao vivo: Canal do YouTube da WIBR (link disponível nos canais oficiais)

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar