De cliente a empreendedora: como a Lave & Pegue Lavanderia transformou uma vida em Maceió

Ex-cliente da franquia investe no negócio, supera desafios e alcança sucesso com modelo inovador em lavanderia

O setor de franquias no Brasil tem apresentado crescimento expressivo, especialmente no segmento de limpeza e conservação, que inclui as lavanderias. Em 2024, o faturamento do setor alcançou R$ 273,1 bilhões, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dentro desse cenário, as lavanderias se destacaram com crescimento de 11,6%, totalizando R$ 2,1 bilhões, e o segundo semestre do ano registrou um faturamento de R$ 504 milhões, 8,5% superior ao mesmo período de 2023. Esses números refletem a mudança no comportamento do consumidor, que busca soluções rápidas e eficientes, além da popularização das lavanderias self-service, que oferecem margens mais elevadas e redução de custos operacionais.

Neste contexto promissor, a história de Theógenes Tavares Freire da Cruz, franqueado da Lave & Pegue Lavanderia em Maceió/AL, é um exemplo inspirador. Aos 33 anos, Theógenes transformou sua experiência como cliente em um negócio próprio. “Eu já buscava migrar para o empreendedorismo, e quando utilizei a lavanderia surgiu a ideia de trazer a Maceió com a mesma configuração de ter alguém para fazer o serviço, visto que a cidade é uma praça turística com alto fluxo durante o ano”, conta ele. Antes de investir na franquia, Theógenes trabalhava como hoteleiro e viu na Lave & Pegue a oportunidade de sair da zona de conforto e virar a chave do emprego CLT para o empreendedorismo.

O modelo de negócio da Lave & Pegue é um diferencial importante para o sucesso do franqueado. A lavanderia oferece sistema self-service aliado a um atendimento humanizado, com um colaborador que cuida das roupas dos clientes, o que pode aumentar o faturamento em até 80% em comparação às unidades que não contam com esse serviço. Com investimento inicial a partir de R$ 147.100, que inclui taxa de franquia, capital de giro, instalação e dois conjuntos de máquinas, a franquia oferece retorno estimado entre 18 e 24 meses, um prazo atrativo no mercado.

Theógenes optou pelo modelo de loja física e, em seu segundo mês de operação, já conseguia pagar todas as contas da empresa com o faturamento próprio. “Com 12 meses de operação, vi meu payback acontecer”, relembra. A combinação de tecnologia de ponta com atendimento humano é uma das marcas da Lave & Pegue, que facilita o uso do serviço para clientes que nunca utilizaram lavanderias self-service.

“A Lave & Pegue transformou a minha vida profissional e pessoal. Minha família entra junto neste ganho, minha irmã trabalha comigo na loja, meu cunhado é meu sócio e todos nós estamos felizes com nossas entregas”, finaliza Theógenes.

A Lave & Pegue Lavanderia nasceu em 2020 no Rio de Janeiro como a primeira lavanderia express com atendimento automatizado e presença de atendente para orientação. Em 2022, entrou para o franchising e hoje conta com mais de 250 unidades pelo Brasil, oferecendo duas opções de negócio: loja física e container. Essa história de sucesso mostra como o empreendedorismo aliado a um modelo inovador pode transformar vidas e gerar oportunidades reais, especialmente para quem busca sair da zona de conforto e investir em um mercado em expansão.

Conteúdo produzido com dados da assessoria de imprensa.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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