Aprenda como se comportar nas videoconferências durante a pandemia
A videoconferência ganhou ainda mais destaque com a pandemia, as empresas modificaram o jeito de trabalhar e adotaram o home office, por conta disso, as reuniões e entrevistas online se tornaram cada vez mais constante e assim surge a dúvida, como se comportar na chamada de vídeo em casa? Muita gente tem receio e medo de falar em frente às câmeras, para ajudar as pessoas que tem esse problema a idealizadora do Clube da Fala e fonoaudióloga, Laila Wajntraub, explica como devemos agir neste momento.
“Ao olharmos um vídeo que gravamos, é possível avaliar alguns vícios de linguagem e expressões não favoráveis” adianta Laila.
– Escreva as ideias em um papel (para treinar antes)
É de extrema importância adotar técnicas que ajudem a melhorar a desenvoltura em frente às câmeras e escrever o que será falado pode ser de grande ajuda para organizar o pensamento e todo o conteúdo que será falado, separe por temas e buscas por palavras-chave. Faça um primeiro rascunho e vá aperfeiçoando até que fique de forma objetiva e clara. Leve em consideração o tempo do vídeo.
– Cuide da aparência
Você precisa cuidar da sua aparência e escolher as suas roupas de acordo com a imagem que deseja passar, é importante que estejam passadas e limpas, com um bom caimento e que dialoguem com o conteúdo do vídeo, não é necessário que sejam roupas de marcas. Vista-se de maneira confortável, tenha cuidado acessórios extravagantes e com a maquiagem pesada, os cabelos precisam estar bem penteados e a barba aparada. Lembre-se que o seu vídeo pode ser visualizado por muitas pessoas e a sua aparência pode afetar positiva ou negativamente.
– Escolha seu melhor perfil
Estar de frente às câmeras exige uma boa apresentação, faça testes se auto fotografando e filmando para identificar o seu melhor ângulo e assim explorá-lo na hora de aparecer.
– Atente-se à postura
Preste bastante atenção na postura, independente de gravar o vídeo sentado ou em pé, os ombros devem estar alinhados e a coluna ereta e a cabeça não deve fica nem muito para trás e nem para frente. Evite gesticular muito, balançar demais a cabeça ou mexer nos cabelos todo o tempo, pois esses movimentos desviam a atenção do espectador.
– Melhore o enquadramento
Ninguém gosta de assistir vídeos desalinhados ou tortos, faça testes para estabelecer o melhor posicionamento. Para quem precisar utilizar um flipchart posicione a câmera mais na lateral para dar espaço para acrescentar as informações que deseja.
– Capriche na iluminação
Gravar o vídeo ou realizar videoconferências em locais escuros é extremamente prejudicial para a conexão com quem está assistindo, priorize a iluminação. Se não tiver como arcar com os custos para este investimento, é possível reverter a iluminação com um ponto que tenha iluminação natural. Um vídeo claro deixa quem está assistindo mais confortável.
– Não olhe para baixo
Olhar para baixo ou para os lados são ações prejudiciais para obter uma conexão com o seu público, quando você desvia o olhar as chances de perder a confiança das pessoas é grande, além de demonstrar falta de domínio no assunto falado.
– Fixe o olhar
Fixando o seu olhar para a lente da câmera dá impressão de que você olha nos olhos do espectador. O ideal é desviar o olhar apenas para fazer algo explicativo e quando quiser chamar a atenção novamente, fixe o olhar. Vale lembrar, você deve olhar para a lente, nunca para a tela.
– Controle o tom de voz
Fale da maneira em que está acostumado a falar, adequando o tom de voz ao volume do vídeo, não “crie” uma voz nova para impressionar. Não grite ou fale com pressa ou seja agitado, as palavras devem ser ditas de forma clara e objetiva. Fale com energia e dê ênfase para os tópicos importantes da sua fala, para que o espectador não fique entediado e pare de assisti-lo.
– Use a linguagem adequada
Identifique qual o seu público alvo e fale de acordo com esse público, avalie a faixa etária e cuidado com o uso de gírias, jargões e termos muito técnicos.
– Seja o mais natural possível
A naturalidade precisa ser passada pelas câmeras, não seja “robótico” ou faça leituras de roteiros, seja você mesmo, se inspire em outros profissionais, mas passe o seu conteúdo e do seu jeito.