Cyberstalking: saiba como se proteger da perseguição virtual e garantir sua segurança

Entenda o que é cyberstalking, seus riscos e as dicas essenciais para evitar essa prática criminosa na internet

O cyberstalking, termo que une as palavras “cyber” (relacionado ao universo digital) e “stalking” (perseguição persistente), é uma prática criminosa que tem ganhado destaque no Brasil. Desde 2021, com a promulgação da Lei nº 14.132, o stalking está previsto no Código Penal, incluindo suas manifestações no ambiente virtual. Exemplos comuns de cyberstalking são a criação de perfis falsos em sites de relacionamento, o rastreamento não autorizado da atividade online ou localização física de alguém, o envio excessivo de mensagens indesejadas e o excesso de comentários invasivos em redes sociais.

Recentemente, um caso noticiado pelo Domingo Espetacular, da Record, chamou atenção para o tema: uma biomédica paranaense teve perfis falsos criados com suas fotos e dados pessoais em sites de relacionamento. A autora do crime, namorada do ex da vítima, foi identificada e autuada por falsa identidade e crime de perseguição após o registro do boletim de ocorrência.

Para ajudar mulheres a se protegerem dessa ameaça, o especialista em relacionamentos Caio Bittencourt, da plataforma MeuPatrocínio, compartilha orientações importantes. Segundo ele, “fazer boas escolhas na vida para se proteger de pessoas mal intencionadas é sempre importante, na vida online não seria diferente”. Caio destaca que é fundamental evitar a exposição excessiva e estar atento a pedidos suspeitos de dados sensíveis, como documentos, endereço ou fotos íntimas. “Se surgir desconfiança, interrompa a conversa e procure profissionais do assunto, quem entenda de práticas abusivas e até autoridades se de fato for constado cyberstalking”, orienta.

Confira as cinco dicas essenciais para aumentar sua segurança online:
1. Evite compartilhar informações pessoais, como endereço, local de trabalho ou telefone, em redes sociais e plataformas de relacionamento. Ajuste as configurações de privacidade para limitar o acesso aos seus dados.
2. Não envie fotos privadas ou íntimas por mensagem, pois podem ser usadas para manipulação ou chantagem.
3. Documente todas as conversas e mensagens que contenham ameaças ou abusos, pois são provas importantes para denúncias e medidas legais.
4. Fique atenta a interações suspeitas de desconhecidos e possíveis perfis falsos. Em caso de suspeita, procure a delegacia especializada em crimes cibernéticos para denunciar.
5. Em situações abusivas, não interaja com o agressor, bloqueie o contato, denuncie o perfil na plataforma e busque apoio familiar, psicológico e judicial.

Caio Bittencourt reforça que “na internet, há muitas pessoas com intenções ótimas e dispostas a um relacionamento respeitoso, transparente e que some com o outro. Vale a pena conhecer pessoas assim. O que não vale é se arriscar”.

Este conteúdo foi elaborado com base em informações da assessoria de imprensa do MeuPatrocínio, trazendo orientações práticas para que você possa navegar com mais segurança e tranquilidade no mundo digital. Fique atenta, proteja seus dados e preserve seu bem-estar online!

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 66 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar