Sabin amplia atendimento especializado para pessoas com autismo com sala adaptada e capacitação

Grupo Sabin reforça compromisso com inclusão e humanização no cuidado a pacientes com TEA

O Grupo Sabin, referência em saúde no Brasil, ampliou seu atendimento especializado para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando seu compromisso com a inclusão e a humanização do cuidado. Com mais de 2 milhões de pessoas com TEA no país, o grupo implementou ações concretas que vão além da conscientização, promovendo acolhimento real e transformações significativas na experiência dos pacientes.

Segundo dados da assessoria de imprensa do Grupo Sabin, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, linguagem e comportamento. “Defendemos que o diagnóstico precoce, realizado por meio de avaliação clínica multidisciplinar e, quando necessário, com apoio de testes genéticos, é fundamental para garantir o suporte adequado às pessoas com TEA e suas famílias. E mais do que isso: acreditamos na importância de proporcionar um atendimento acolhedor e humanizado em todas as etapas dessa jornada”, afirma Maria Alice Escalante, gerente responsável pelo Núcleo de Experiência do Cliente (NEC).

Com o aumento da demanda, o Grupo Sabin incluiu no seu Conselho de Clientes a mãe de um paciente com TEA para entender melhor as necessidades desse público. A partir das informações coletadas, o NEC criou um projeto específico que inclui uma sala adaptada para atendimento personalizado, inicialmente em Brasília, com planos de expansão para outras regiões. O espaço conta com iluminação ajustável, painel tátil, brinquedos lúdicos, pufes e mantas, além de um livro ilustrado que detalha o processo do atendimento para proporcionar previsibilidade e conforto aos pacientes.

Além da estrutura física, o atendimento personalizado começa desde o primeiro contato, com direcionamento a guichês específicos e acompanhamento na sala adaptada para coleta. “O TEA tem diferentes espectros e a simples padronização não é suficiente para atender as necessidades desse público. É necessária a compreensão dos aspectos comportamentais para a entrega de uma jornada mais flexível e personalizada”, explica Escalante.

Outro destaque é a capacitação dos colaboradores. Em parceria com o Instituto Steinkopf, o Sabin lançou uma trilha de desenvolvimento na plataforma Unisabin, que já formou mais de 2.600 profissionais desde dezembro de 2024. O curso combina teoria e prática para preparar a equipe para diferentes situações com pacientes autistas.

O grupo também aprimorou o atendimento domiciliar para pacientes com TEA, oferecendo a possibilidade de coleta de exames em casa, em ambiente familiar, garantindo mais conforto e segurança para as famílias.

Além disso, o Instituto Sabin patrocina o Mapa Autismo Brasil, projeto que busca mapear e fornecer dados atualizados sobre pessoas com autismo no país, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estudos científicos.

Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin está presente em 14 estados e no Distrito Federal, oferecendo serviços de saúde com excelência e responsabilidade socioambiental. Essas iniciativas reforçam o compromisso do grupo em inspirar pessoas a cuidar de pessoas, promovendo uma experiência de atendimento cada vez mais inclusiva e humanizada para todos os seus pacientes.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

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