Transtornos Psíquicos Menstruais: Médico João Borzino Explica as Alterações e Sintomas
A menstruação, além de ser um processo natural, pode influenciar o desejo sexual e desencadear alterações emocionais e comportamentais.
A menstruação é parte integral da vida de todas as mulheres, desde a adolescência até a menopausa, mas, apesar de ser um processo natural, o tema ainda é cercado por tabus. Um deles é sobre a sexualidade feminina durante o período menstrual. O médico e terapeuta sexual João Borzino desmistifica esses assuntos e ainda alerta para a importância de se entender os transtornos psíquicos menstruais, que afetam o bem-estar de muitas mulheres.
Muitas mulheres relatam um aumento do desejo sexual durante a menstruação. Segundo Borzino, entre 20% a 25% das mulheres relatam maior libido durante esse período. “Essa mudança é influenciada por fatores hormonais e fisiológicos, como a diminuição dos hormônios que inibem o desejo sexual, além de uma maior sensibilidade na região pélvica”, explica.
Transtornos Psíquicos Menstruais
Além das mudanças no desejo sexual, a menstruação também pode afetar o equilíbrio emocional e mental. João Borzino pontua que os transtornos psíquicos menstruais referem-se a uma série de alterações comportamentais que ocorrem antes ou durante o ciclo menstrual. Segundo ele, a oscilação hormonal é um fator chave que pode influenciar a saúde mental durante o período.
Os transtornos mais comuns incluem:
- Síndrome Pré-Menstrual (SPM)
Afetando até 75% das mulheres em idade reprodutiva, a SPM pode causar irritabilidade, ansiedade, tristeza e mudanças de humor antes da menstruação, além de inchaço e dores físicas. - Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)
Uma versão mais grave da SPM, o TDPM pode incluir sintomas debilitantes, como depressão severa, raiva e, em casos extremos, pensamentos suicidas. - Depressão Menstrual
Algumas mulheres sentem uma intensificação dos sintomas depressivos durante o ciclo, relacionada à queda nos níveis de serotonina e ao aumento de progesterona. - Ansiedade Menstrual
Mulheres podem experimentar ansiedade intensa e sintomas físicos como taquicardia e insônia, exacerbando o mal-estar. - Disforia Menstrual Relacionada ao Gênero
Para pessoas trans e não-binárias, o ciclo menstrual pode intensificar sentimentos de desconforto com o próprio corpo, aumentando a disforia de gênero.
Borzino reforça que é essencial procurar ajuda médica para diagnosticar e tratar esses sintomas, seja com terapia, mudanças no estilo de vida ou medicação. “Os transtornos psíquicos menstruais são reais e podem ter um impacto profundo na qualidade de vida, mas há tratamentos e estratégias que ajudam no manejo desses sintomas”, conclui.