Licença menstrual é realidade no Brasil

Empresa de tecnologia oferece folga remunerada no período menstrual

A cada 28 dias, as pessoas que menstruam passam pelo ciclo da menstruação que acarreta não apenas em sintomas físicos, mas também psicológicos. Pensando em transformar a relação entre saúde e trabalho, a Digix implementou o benefício da licença menstrual.

O benefício permite que as pessoas que menstruam e que estejam com algum desconforto utilizem até dois dias de folga remunerada durante seu ciclo menstrual, sem necessidade de atestados médicos.

A empresa, que desenvolve softwares para gestão pública, é liderada por uma mulher que já vivenciou momentos de dores, desconfortos e alterações emocionais neste período.

Além disso, possui o quadro de colaboradores majoritariamente feminino. De 811 colaboradores, 530 são mulheres. Já em relação ao quadro de liderança, são 21 mulheres de um total de 37 gestores.

Suely Almoas, presidente da Digix, explica que a inspiração da licença surgiu após ler o livro “A tenda vermelha”, de Anita Diamant, que conta a história de mulheres que eram levadas para uma tenda vermelha e cuidadas por outras mulheres em seu período menstrual. “Após ler o livro, pensei que poderia cuidar dos nossos colaboradores de uma forma moderna, através deste benefício”.

Após 1 ano do seu lançamento, a licença menstrual já possui resultados positivos. Desde o dia 08 de março de 2023 até agora, foram 1.330 dias de licenças concedidas.

A licença menstrual implementada pela Digix foi, inclusive, reconhecida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pela Prefeitura Municipal de Campo Grande neste ano.

A Digix recebeu o selo social “Empresa Amiga da Mulher” do Governo do Estado de MS e o selo ‘Compromisso com a Igualdade de Gênero’ da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

“Todas as nossas ações aconteceram de forma muito natural, mas esses reconhecimentos demonstram que estamos no caminho certo. Afinal, a diversidade é nossa maior força e a inclusão é essencial para impulsionar a inovação e o sucesso”, destacou Suely Almoas, presidente da Digix.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar