Celebrando a Vida: As áreas de lazer dos cemitérios-parque
Grupo Jardim da Saudade cultiva espaços que vão além da memória, proporcionando momentos de celebração e reflexão
Um dos momentos mais difíceis atravessados pelo ser humano é o momento em que ele se depara com a perda de um ente querido. “Embora saibamos que todos nós vamos perder pessoas que amamos ao longo da vida, nunca estamos preparados para quando essa perda, de fato, acontecer”, diz a diretora executiva do Grupo Jardim da Saudade, Bruna Miranda.
Para que esse momento de inigualável dor possa ser amenizado, o Grupo Jardim da Saudade, um dos maiores no segmento funerário no País, traz como premissa principal o acolhimento às famílias enlutadas, e por conta disso, tenta transformar a atmosfera que envolve a dor da perda em uma lembrança eternizada pela alegria que aquela vida trouxe enquanto existiu.
“Procuramos acolher as famílias em suas dores e transformar a perda em uma lembrança e celebração à vida daquele que partiu. Por conta disso, transformamos o ambiente do cemitério em um lugar agradável, repleto de cor e alegria, e que perpetua a memória. Exemplo disso são os eventos que realizamos com frequência, envolvendo toda a comunidade local, para que afastem a imagem sombria que os cemitérios costumam transmitir”, afirma a profissional.
Acolhimento e conforto
Para que essa atmosfera de paz, aceitação, acolhimento e boas lembranças fossem implantadas, o Grupo Jardim da Saudade desenvolveu áreas de lazer em suas três unidades e inovou realizando eventos pontuais, muitas vezes relacionados a datas como o dia das mães, pais e finados. Em algumas ocasiões, houve a presença de orquestra, playground para crianças e até mesmo foi oferecido voo em balão cativo. “São espaços e momentos que vão além da celebração dos entes queridos, proporcionando momentos de celebração da vida e reflexão. Com uma abordagem inovadora, essas áreas oferecem um ambiente acolhedor e tranquilo para os visitantes, permitindo que encontrem paz e conforto enquanto honram a memória de seus entes queridos”, conta Bruna.
Essas áreas de lazer são projetadas para serem acolhedoras, com paisagismo cuidadosamente planejado, oferecendo um ambiente tranquilo e sereno para momentos de reflexão e conexão com a natureza.
Um dos destaques dessas áreas de lazer é a escultura em aço da renomada artista Crisa Santos. Inaugurada recentemente na unidade de Pinhais/PR, a obra, cuidadosamente integrada ao ambiente, traz uma expressão artística única e simbólica, enriquecendo a experiência dos visitantes.
Batizada de A Sua Presença, a escultura possui mais de 150 metros de comprimento e tem como intuito preservar a trajetória e a memória das pessoas que partiram, contado histórias, retratando momentos simples do cotidiano, como andar de bicicleta, se balançar, sentar-se em um banco com quem se ama, ganhar uma flor. Pequenos atos que se tornam grandes e faltantes quando nasce a saudade de alguém que partiu.
Espaços para estar e refletir
As áreas de lazer nos cemitérios-parque são projetadas para proporcionar momentos de descanso e contemplação. Com bancos estrategicamente posicionados, os visitantes podem encontrar um local tranquilo para sentar-se, refletir e apreciar a beleza do ambiente ao seu redor. Esses espaços são cuidadosamente planejados para oferecer paz e tranquilidade, permitindo que os visitantes encontrem conforto e serenidade durante sua visita.
Além disso, os cemitérios-parque do Grupo Jardim da Saudade são conhecidos por sua integração harmoniosa com a natureza. As áreas de lazer são cercadas por belos jardins, árvores e flores, criando um ambiente acolhedor e sereno. Essa conexão com a natureza proporciona um sentimento de renovação e esperança, permitindo que os visitantes encontrem consolo e paz em meio à beleza natural que os rodeia.
Celebrando a vida e a memória
Além de serem locais para honrar e lembrar dos entes queridos, esses espaços oferecem a oportunidade de celebrar a vida, compartilhar momentos especiais e criar memórias. São espaços que convidam os visitantes a refletir sobre a importância de viver plenamente e valorizar cada momento.
“Podemos afirmar, com segurança, que em nossas três unidades a memória e a vida se encontram em perfeita harmonia. Oferecemos acolhimento, conforto, paz e celebramos a vida enquanto honramos a memória dos entes queridos”, conclui Bruna.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 007 0001 ou pelo site http://www.jardimdasaudade.com e pela página oficial do Grupo Jardim da Saudade no Facebook www.facebook.com/grupojardimdasaudade