Melasma hormonal: conheça mais sobre a condição e suas formas de prevenção
Especialista explica como a condição pode ser tratada e controlada mesmo durante o período da gestação
O melasma é uma preocupação e um incômodo na vida de muitas pessoas, principalmente das mulheres, que são as mais afetadas por esta condição. Em alguns casos, o problema pode atingir seriamente a autoestima e, consequentemente, levar à depressão.
E mesmo sabendo da necessidade do uso contínuo de protetores solares para evitar o problema, muitas mulheres ainda ficam em dúvida e com medo do chamado ‘melasma hormonal’, que pode ocorrer, principalmente, durante a gravidez e com o uso de pílulas anticoncepcionais.
“O melasma é majoritariamente causado pelas radiações UVA e UVB do sol. Entretanto, apesar de o melasma ocorrer por conta da exposição às radiações ultravioletas, alguns outros fatores associados a essa exposição podem agravar a superprodução de melanina causando o melasma e suas manchas escuras que aparecem na pele, como condições hormonais, predisposição genética, alimentação pobre em antioxidantes, doenças da tireoide e do fígado, além, da gravidez e pelo uso de anticoncepcionais, devido à alteração hormonal que ocorre nestes períodos”, explica Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.
Cloasma x melasma
O especialista conta que, quando o melasma surge na gravidez, neste período ele assume o nome de cloasma. “O cloasma surge pelo aumento de hormônios estrógeno, e aparece apenas se o DNA estiver lesionado pela radiação solar. E caso a futura mamãe não saiba quais produtos poderá utilizar em seu skincare durante a gestação, o problema não terá nenhum tipo de tratamento neste período”, explica.
“Já no caso dos anticoncepcionais, esses alteram os níveis hormonais para controlar a ovulação, aumentando assim os níveis de progesterona e estrogênio que influenciam diretamente na produção de melanina. O estrógeno estimula a proliferação de melanócitos, aumentando o conteúdo de melanina, enquanto a progesterona diminui essa produção. Essa proliferação de melanócitos levará ao agravo do melasma já existente devido à danos causados ao DNA pela radiação solar”, diz o farmacêutico.
Tratamento e controle do melasma
A boa notícia é que essa condição crônica causada pela exposição solar sem proteção (e que pode ser agravada pelos hormônios) pode ser prevenida e controlada por meio de dois princípios fundamentais: clarear a mancha já existente e inibir os danos da luz solar na pele.
Para isso, existem séruns anti-melasma, poderosos clareadores essenciais contra esse tipo de mancha, devido ao seu efeito inibidor na síntese de melanina. “O tratamento controla a hiperpigmentação da pele, assim, as manchas escuras causadas pelo melasma desaparecem e se mantêm ocultas. Para isso, o tratamento precisa de constância e da pele protegida. Mantendo a prevenção anti-melasma com o uso de proteção solar adequada associada ao uso constante de produtos anti-melasma na rotina de skincare, essas manchas não tornarão a aparecer e o melasma permanecerá controlado”, diz Dr. Maurizio.
“A ADA TINA possui vários produtos para o tratamento do melasma e o uso do sérum combinado com o protetor solar é uma ótima forma de clarear manchas escuras e proteger nossa pele contra a radiação UV, prevenindo as manchas na pele. No caso das grávidas, foi pensando nesse período tão especial da mulher, que desenvolvemos os dermocosméticos da ADA TINA com total segurança para gestantes e lactantes. Todo o nosso portfólio é Mother Friendly e, desta forma, durante e após a gestação, a mulher poderá tratar e prevenir o cloasma”, ressalta o especialista.
Um dos produtos mais indicados para o tratamento e clareamento das manchas do melasma é o Sérum Clarivis TX Ultra Resist, da ADA TINA, que é especialmente indicado para o clareamento das manchas mais resistentes, como as do melasma grau 2 e 3, formulado com Tranexamic Complex 15% e Niacinamida Clareadora, sendo capaz de deixar a pele mais clara em apenas 7 dias de uso e eficaz contra as manchas do melasma hormonal.
Outra opção é o Pure C 20 Sérum Clareador Anti-Idade Com Vitamina C, da ADA TINA, que além de clareador é também anti-idade e é formulado para o tratamento e clareamento de melasma grau 3, manchas escuras e manchas solares, além de tratar e reduzir as rugas profundas, rejuvenescer, aumentar a firmeza e a elasticidade da pele.
E para manter a pele protegida todos os dias, o ideal é usar um bom protetor solar como o Biosole Oxy FPS 50, da ADA TINA, que é um protetor solar clareador e antioxidante com Vitamina C, Niacinamida e DIFENDIOX® (tecnologia exclusiva da marca), que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco, 12 horas de proteção solar, 12 horas de fotoestabilidade e 24 horas de proteção anti-melasma.