Famosas relatam como é amamentar gêmeos
Desafios da maternidade são apresentados de forma real pelas influenciadoras
A maternidade é uma que une momentos inesquecíveis a novos desafios e descobertas. A amamentação é uma das suas fases mais complicadas, quando muitas mulheres enfrentam problemas como a baixa produção de leite, dores intensas e dificuldade na pega do bebê.
Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada até os dois anos ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida. O leite materno é a melhor fonte de nutrientes para o bebê, além de proteger a criança de infecções respiratórias, alergias, diarreia, diabetes, entre outras doenças, diminuindo as taxas de mortalidade infantil.
Quem é mãe de gêmeos enfrenta esse desafio de forma ainda mais intensificada, pois as demandas físicas e emocionais enfrentadas nesse processo são duplicadas. A lógica de alimentar dois bebês pode se tornar um verdadeiro malabarismo e a pressão para cumprir as expectativas é capaz de afetar negativamente a autoestima e a confiança das mães.
A maternidade sem filtros
A orientação e o apoio adequado são essenciais na superação dessas dificuldades iniciais. Saber que outras mulheres também passam pelo mesmo problema é importante na construção de uma rede de apoio. Por isso, muitas famosas e influenciadoras aproveitam suas redes sociais para dividirem com seus públicos a maternidade real e promover um diálogo aberto.
Aa atrizes Isabella Scherer e Fabíula Nascimento exibem em suas plataformas o processo da amamentação. Ambas são mães de gêmeos e, ao mostrarem suas vulnerabilidades, encorajam outras mulheres a enfrentarem medos e buscarem ajuda quando necessário.
Além de partilharem suas experiências, outras influenciadoras dão dicas para auxiliar as mães com maior dificuldade nessa etapa. Existem diversas técnicas que ajudam a encontrar uma posição confortável para amamentar, garantindo maior conforto à lactante. Alguns objetos também facilitam esse processo, como o extrator de leite, que alivia o desconforto e a pressão nos seios.
Isabella Scherer, mãe do Bento e da Mel
A atriz Isabella Scherer, conhecida por vencer o MasterChef Brasil 2021, compartilha suas experiências sobre a maternidade desde o momento que revelou a gravidez de gêmeos, no ano passado. Agora, com as crianças maiores, divide com os seus seguidores os desafios da amamentação.
No último Dia das Mães, Isabella registrou nos seus stories no Instagram o “presente” que havia ganhado: sua primeira mordida no mamilo. Segundo ela, cerca de um mês após o parto, sentiu tanta sensibilidade que chegou a chorar.
A chef de cozinha contou que no início foi complicado, mas que, com estudo e ajuda certa, amamentar pode ser menos dolorido. “Eu nunca tive fissuras, nem empedramento. E no meu caso, com dois mamando, é bem mais fácil de desempedrar, porque eu podia usar a bombinha para me ajudar sem medo do meu corpo entender que preciso produzir leite para mais de um bebê, porque eu preciso mesmo”, contou.
Segundo o D’Or Mais Saúde, existem diferentes modelos de bomba extratora e coletor que podem ajudar durante a amamentação. Nos casos em que a produção de leite é insuficiente ou o bebê não está sugando afetivamente, seu uso pode ajudar a estimular a lactação.
Fabíula Nascimento, mãe de Roque e Raul
A atriz Fabíula Nascimento é mãe de gêmeos com o ator Emílio Dantas. Desde o nascimento, tem compartilhado sua experiência nas redes sociais, contando a rotina com os bebês em casa e ensinado suas técnicas de amamentação.
Fabíula compartilhou com os seus seguidores uma foto em que aparece de pernas cruzadas, servindo de apoio para os filhos. Segundo a atriz, poder amamentar é uma dádiva. “A troca de amor e intimidade diária me emociona. Sou alimento!”, escreveu na sua conta no Instagram.
A amamentação de ambos os gêmeos pode ser útil para as mamães, por economizar um tempo a ser usado para fazer outras atividades ou descansar. Com o apoio de profissionais da saúde e da família, por exemplo, posicionando as crianças no seio materno, esse processo se torna mais fácil. Com o decorrer dos meses, a mulher vai ganhando segurança para chegar a uma posição confortável, sem ajuda.