Como contornar situações de arrependimento por ter dito algo que não deveria?
Especialista em comunicação e oratória explica formas de resolver e quais comportamentos devem ser adotados para que uma atitude certa consiga combater uma fala errada
Qualquer um pode ter uma fala que não deveria ter sido dita. Na maioria das vezes, isso acontece porque o emocional acaba dominando e tendo mais espaço que o racional. Quando a consciência é retomada, geralmente essas pessoas se arrependem, se dão conta que não soou legal e que magoaram ou ofenderam alguém. Dependendo do cargo que ocupam, podem, inclusive, ter “arranhado” a imagem.
Segundo Fran Rorato, especialista em comunicação e oratória, fundadora da 2Talk Show e CEO da Vox2You São Paulo, a melhor maneira para evitar dizer algo que não deveria ter sido dito é saber e conseguir administrar as emoções de forma eficiente, sendo imprescindível trabalhar o emocional. Respirar com tranquilidade e pensar antes de falar são fundamentais durante esse processo.
Para Fran, existem duas formas de resolver a situação, dependendo do que foi falado. “A forma genuína é se desculpar, voltar atrás e realmente procurar aprender com o erro, além de buscar informações para não repetir o ocorrido. Humildade gera empatia e acolhimento por parte das pessoas. Já a outra forma tem se tornado bastante popular: sair pela tangente, justificando que o que foi falado estava sendo tirado de contexto. Ou seja, se eximir da culpa e colocar o peso dessa repercussão nos ombros de outras pessoas”, explica.
Geralmente, políticos costumam ter falas bastante problemáticas, seja em debates ou em entrevistas para a imprensa, e isso acaba tendo uma repercussão maior por serem pessoas públicas. Jair Bolsonaro, Lula, Donald Trump e tantos outros já proferiram falas que não deveriam ter sido ditas, e tiveram jeitos diferentes para tentar contornar a situação. Tudo depende de como queriam resolver aquele ruído na comunicação.
A especialista acredita que conhecemos verdadeiramente os valores e também o caráter de alguém quando está ocupando um cargo de poder. “A tendência é acharem que estarão eternamente ali, que nada vai acontecer, que não haverá consequências. E se uma pessoa já é rude e arrogante por natureza, estando em um lugar de privilégio, é provável que esse comportamento se exponencialize por meio de sua fala”, afirma.
Atualmente, com a internet e as redes sociais, as pessoas ficam cada vez mais expostas e podem pagar preços muito altos por uma fala que não deveria ter sido dita. Afinal, além de não ter como apagar, por estar espalhado por lugares virtuais inimagináveis, o fato de ser de fácil acesso de todos faz com que seja lembrado o tempo todo, tornando difícil e, em alguns casos, até impossível, de ser esquecido.
Neste cenário, Fran indica a adoção de uma nova postura e comportamento. “Acredito que o melhor combate para uma fala errada é uma atitude certa. Quando você fica exposto na internet, as coisas vão e vêm o tempo inteiro. Então corrija essa falha, porém, corrija com atitudes, porque se vier à tona novamente, você consegue ter um case de sucesso baseado naquele erro que cometeu, enfraquecendo aquela situação antiga que não lhe representa mais e dando força para a nova”, finaliza.