Luzes acesas: veja como as luminárias são itens indispensáveis na decoração
Grande apoiadora do design de interiores, a iluminação pode transformar salas, quartos, livings e até cozinhas
Com potencial de proporcionar conforto, elegância e praticidade, o uso bem executado de luminárias de apoio é fundamental para trazer personalidade para um projeto, ao mesmo tempo que oferece suporte para ações do dia a dia, como leitura, estudo, trabalho e até preparação de alimentos.
Luminária de mesa Ode, por Herman Miller (Foto: Divulgação)
Os abajures funcionam como uma iluminação focal e possuem grande força estética, transmitindo acolhimento e muitas vezes um toque retrô. São muito bem-vindos apoiados em mesas laterais, acompanhando sofás e poltronas, como suporte para leitura ou como luz indireta para proporcionar aconchego.
Já as luminárias de chão podem ser posicionadas nos mais variados espaços, como em bares, cantinhos do café e até complementando outras peças de mobiliário como racks, aparadores e estantes. A coleção de luminárias Nelson Bubble, desenvolvida por George Nelson para a Herman Miller, foi criada em 1952 e possui desenho atemporal marcante que até hoje influencia o design de luminárias de teto, chão e de mesa.
Luminária Pendente Bubble Ball Média, por Herman Miller (Foto: Divulgação)
As luminárias pendentes transformam a decoração dos ambientes, sendo grandes protagonistas dos espaços. Além disso, elas permitem criar separações em ambientes amplos, por exemplo, delimitando os espaços de jantar quando posicionados em cima das mesas.