Dores nas costas bate recorde de afastamento do trabalho
Hérnia de disco é uma das principais causas dos sintomas
Entre janeiro e julho deste ano, mais de 55 mil trabalhadores solicitaram afastamento das suas funções no trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho, aproximadamente 30% tiveram como motivo doenças do sistema osteomuscular, como dores nas costas. O perfil destes funcionários varia bastante, passando por aqueles que utilizam a força física e precisam carregar peso até os que passam longas horas sentados.
Para os fisioterapeutas Laudelino Risso e André Pêgas, sócio-fundadores da rede Doutor Hérnia, uma das principais doenças da coluna que causam fortes dores e, por consequência, o afastamento do trabalho é a hérnia de disco.
“A patologia ocorre devido a uma ruptura estrutural em um dos discos da coluna, ocorrendo com mais frequência na região lombar ou cervical e, incapacitando a pessoa de exercer funções rotineiras”, explica André Pêgas.
Dessa forma, o especialista Laudelino Risso explica o chamado protocolo de prevenção, necessários para evitar fatores desencadeantes da hérnia de disco e das dores nas costas.
“O ideal é manter sempre uma postura correta, no trabalho e no dia a dia; evitar sobrecarga e movimentos repetitivos na coluna; realizar atividades físicas regularmente; evitar o tabaco e bebidas alcóolicas; fazer a ingestão de água; manter o peso ideal ajuda a evitar a sobrecarga na coluna; manter a calma, já que o estresse tem uma relação direta com a dor na coluna; evitar posturas prolongadas, no carro, em casa e no trabalho; evitar o sedentarismo, movimentar-se ajuda a manter os músculos ativos diminuindo a chance de dores na coluna”, esclarece.
Por outro lado, os empregadores devem assegurar um ambiente de trabalho onde haja a preservação da qualidade de vida dos funcionários, com aquisição de mesas e cadeiras para escritório adequadas, instituir de 10 a 15 minutos diários de ginástica laboral, sendo esta uma alternativa bastante eficiente na redução do número de afastamentos motivados por problemas de saúde.
Lembrando que é muito importante fazer o acompanhamento ao menor sinal de dores nas costas, para assim, evitar o agravamento do quadro. A franquia Doutor Hérnia está presente em aproximadamente 20 estados brasileiros e já foram realizados mais de 280 mil atendimentos, capacitando totalmente 95,7% dos casos atendidos.
Todos os profissionais da rede são treinados e capacitados pelos fisioterapeutas Laudelino Risso e André Pêgas, criadores do Método de Tratamento Doutor Hérnia. Em todas as unidades, além do tratamento da hérnia de disco, são tratadas patologias da coluna vertebral e dores no nervo ciático, sem necessidade de cirurgia, além de tratamentos especializados na prevenção das dores nas costas e alterações posturais.