CBR22 bate recorde com quase 3 mil congressistas
51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem foi realizado de 1º a 3 de setembro, em Florianópolis (SC), com extensa programação
Realizado pela primeira vez em Florianópolis (SC), entre os dias 1º e 3 de setembro, no CentroSul, o 51º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR22) teve recorde de inscritos. Quase 3 mil congressistas tornaram Floripa a “Casa do Radiologista Brasileiro” e prestigiaram as diversas atividades científicas, Arenas, Maratona, cursos de atualização e muitas outras atrações da extensa programação de um dos principais eventos da radiologia na América Latina.
O CBR22 começou com as tradicionais homenagens a grandes nomes da radiologia no Brasil e no mundo e um belíssimo concerto do premiado pianista Arthur Moreira Lima na cerimônia de abertura. Receberam Títulos de Membro Honorário do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), realizador do tradicional Congresso: Antônio Westphalen (EUA), chefe e professor do serviço de Radiologia Abdominal do departamento de Radiologia e professor adjunto dos departamentos de Urologia e Radioterapia da Universidade de Washington, Seattle, EUA; Carlos Capiel (ARG), um dos fundadores do Instituto Radiológico da Argentina; e Regina Beets-Tan (NL), presidente da Sociedade Europeia de Radiologia (European Society of Radiology -ECR).
Foram agraciados com Medalha de Ouro do CBR: Dolores Del Carmen Bustelo (PR), presidente da Sociedade de Radiologia do Paraná (SRP); Ênio Rogacheski (PR), membro da Comissão de Ensino do CBR; e Vanildo Ozelame (SC), ex-presidente do CBR.
Maratona com formato inovador
A tradicional Maratona Brasileira da Radiologia teve formato inovador, dividido em duas etapas: a primeira teve participação de todos os congressistas, resolvendo casos radiológicos espalhados estrategicamente pelo Congresso; a segunda, apenas com residentes que participaram da primeira fase. Os vencedores da 2ª fase da Maratona Brasileira de Radiologia (MBR22) foram: 1º lugar – Hospital Moinhos de Vento (RS); 2º lugar – Hospital Albert Einstein (SP); e 3º lugar – HC UFPR.
16 subespecialidades
Com uma programação científica elaborada por 36 dos mais renomados nomes da radiologia, o CBR22 teve atividades científicas de 16 subespecialidades: Cabeça e Pescoço, Cardiovascular, Gastrointestinal, Geniturinário, Mama, Métodos Híbridos, MSK, Neurorradiologia, Oncologia, Pediatria, Pelve Feminina, Tórax, US Geral, US Ginecologia, US Obstetrícia, US MSK.
As atividades tiveram temas como: Novidades na Literatura, Hot Topics, Casos Raros e Desafiadores, Tumor Board, Ponto e Contraponto, Como eu Laudo, cursos de atualização e outros.
O Congresso contou com quatro Arenas, com os temas Inovação, Humanidades, Radioproteção e Ultrassonográfica.
A Arena Inovação foi uma das grandes novidades. Um espaço dedicado ao debate amplo e multifacetado, indo além dos tradicionais conceitos de tecnologia e inteligência artificial. Um ambiente aberto a oportunidades de carreira, personalidades inspiradoras, empreendedorismo e espaço para incubadoras e investidores do ramo. O Momento Pitch reuniu apresentações de startups inovadoras com foco em imagem com investidores e empreendedores da saúde.
Outro destaque do Congresso foi o Momento Conexão Profissional, um espaço para conexão de profissionais ingressantes e “open to work” no mercado de trabalho com empresas e serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Representantes das organizações detalharam, em apresentações ao vivo, suas atividades e seu ambiente corporativo para atrair novos talentos. Ao mesmo tempo, residentes e radiologistas tiraram dúvidas a respeito do funcionamento das organizações, bem como oportunidades de carreira.
Nova presidente
Em Assembleia Geral Ordinária realizada durante o Congresso, Cibele Alves de Carvalho (MG) foi eleita presidente do CBR para o biênio 2023/24.
Será a primeira mulher presidente do Colégio. Atual vice-presidente do CBR, Cibele Carvalho é especialista em Clínica Médica e Radiologia e Diagnóstico por Imagem, MBA pela FGV em Gestão de Hospitais e Serviços de Saúde, ex-presidente da Sociedade de Radiologia de Minas Gerais, onde atua como Conselheira Consultiva.
Trabalhos Científicos
O CBR22 também teve apresentações de trabalhos científicos, com premiação para os melhores. O primeiro lugar no Ranking Geral ficou com o trabalho “Desenvolvimento de rede neural convolucional para o diagnóstico radiográfico de osteoartrite dos joelhos no Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto – Musculoesquelético (ELSA-Brasil MSK)”, de Júlio Guerra Domingues, Daniella Castro Araújo, Luciana Costa-Silva, Alexei Manso Corrêa Machado, Luciana Andrade Carneiro Machado, Adriano Alonso Veloso, Sandhi Maria Barreto, Rosa Weiss Telles; o segundo ficou com o trabalho “A Convolutional Neural Network for the Automatic Quantification of Abnormal Lung Parenchyma Attenuations from Chest Computed Tomography Images”, de Alysson Roncally Silva Carvalho, Juliana Wergles, Sandro Colli, Alan Ranieri, Rodrigo Basilio, Alessandro Severo Alves Melo, Bruno Hochhegger, Rosana Souza Rodrigues; e o terceiro com o trabalho “Treatment Response Assessment Maps (TRAM) Como diferenciar tumor encefálico viável de alterações pós-terapêuticas”, de Rodrigo Rodrigues de Sousa Moura, Henrique Queiroga Cartaxo, Adriano Nassri Hazin, Raphael Cavalcanti de Macedo Coelho, Luiza Souza Mendonça, Marcela Soares Santos, Francisco Aristófanes Coelho Sarmento Neto, Tatiana Moreira Fonseca, Mario Genuino Dourado Filho.
Atividades sociais
Para promover momentos de descontração e lazer entre os colegas radiologistas, fizeram grande sucesso o 1º Torneio de Beach Tennis do CBR e a Festa de Confraternização do CBR22, ambos eventos exclusivos para os congressistas.
Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas também foi sucesso
Paralelamente ao CBR22, o Colégio realizou, também no CentroSul, seu I Simpósio de Qualidade e Gestão de Clínicas, um evento exclusivo para o segmento, com temas sobre práticas seguras para o cuidado centrado no paciente, tendências do mercado de saúde, estratégias e desempenho para os serviços de imagem.
Mais de 100 participantes prestigiaram os 11 painéis com apresentações de metodologias, discussões e casos práticos de sucesso de renomadas instituições que contribuem para o conhecimento e aplicação das melhores práticas de qualidade e gestão em serviços de radiologia e imagem.