Doenças Hereditárias: a importância dos exames preventivos
O Hospital Albert Sabin reuniu uma clínica geral e um radiologista para explicar a relevância desses exames na prevenção e boa manutenção da saúde
Os exames de imagem se agrupam em uma especialidade médica e são utilizados pelo radiologista para fins diagnósticos, terapêuticos ou para vigilância da evolução de patologias.
Apresentando princípios físicos e análises diferentes, os exames de imagem “respondem”, de forma clara e precisa, as dúvidas do médico solicitante.
“Dependendo da queixa do paciente, existe uma sequência de exames para formar um diagnóstico que será sempre associado com a história clínica e os exames laboratoriais”, explica o Dr. Marcos Duchene, médico coordenador da Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Albert Sabin (HAS).
Os tipos de exames de imagem mais presentes na rotina dos serviços radiológicos são:
- Raio X;
- Mamografia, ou radiografia das mamas;
- Densitometria óssea;
- Tomografia computadorizada;
- Ultrassonografia;
- Ressonância magnética;
- Endoscopia;
- Colonoscopia.
As consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a saúde em dia. Eles ajudam a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início e, podem ser diagnosticados e identificados por meio de exames de imagem. A partir do diagnóstico, é possível direcionar o paciente a tratamentos curativos adequados.
A frequência da realização dos exames depende da idade, sexo e antecedentes familiares de cada pessoa. “Existem exames, que são chamados de rastreio, que seriam os de rotina para toda a população, contudo, dependendo dos antecedentes familiares esses exames devem ser realizados de forma mais precoce”, diz a Dra. Cláudia Micaela Antezana Santos, Clínica Geral do HAS.
O setor de imagens do Hospital Albert Sabin está em constante evolução e atualização, oferecendo as tecnologias mais modernas e se adequando constantemente às necessidades de seus pacientes.
“Além disso, todo o departamento está integrado a um sistema único, de forma que, após a realização do exame, esse será visualizado pelo médico que, em conjunto com as informações clínicas e laboratoriais, consegue empregar de forma rápida e segura a melhor conduta”, finaliza o Dr.Duchene.