Salvatore Ferragamo e a era de ouro de Hollywood
Salvatore Ferragamo e a era de ouro de Hollywood
A história da relação de uma das principais casas italianas de moda com a indústria cinematográfica
A Salvatore Ferragamo tem uma ligação autêntica com Hollywood que remonta aos primeiros anos da indústria cinematográfica: em 1923, o jovem sapateiro italiano abriu a sua primeira loja em Santa Barbara, Califórnia, a Hollywood Boot Shop. Logo foi encarregado pelos departamentos de figurinos e estrelas de cinema, para criar sapatos para serem usados tanto na tela quanto fora dela. Seu portfólio de clientes cresceu e incluiu Greta Garbo, Mary Pickford, Marlene Dietrich, Bette Davis, Rita Hayworth, Ava Gardner, Marilyn Monroe, Ingrid Bergman, Audrey Hepburn, Lauren Bacall e muitas outras mulheres pioneiras no cinema. Com a estréia e popularidade da série Hollywood (2020) da Netflix, uma procura sobre as personagens da época ganharam audiência.
Considerado o “Sapateiro dos Sonhos” por essa relação, muitas celebridades que viveram a “Era de ouro de Hollywood” tinham moldes de calçados em madeira, feitos especialmente para eles.
O fundador Salvatore Ferragamo com os moldes de madeira e placa da Hollywood Boot Shop
Confira:
A aclamada atriz Lana Turner (1921-1995), teve um modelo feito especialemente para ela em 1939. Sua paixão pela sandália era tanta, que em 1946 ela estrelou o filme The Postman Always Ring Twice (Tay Garnet, 1946) usando a sandália da Salvatore Ferragamo, tonando o modelo um sucesso instantâneo. Dentre as personagens icônicas, Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma das clientes mais famosas da maison italiana, em 1960 a atriz usou e criou desejo com o pump vermelho inteiramente coberto de strass. Outro famoso modelo foi a sandália plataforma Rainbow, feita para a atriz Judy Garland.
Lana Turner e sandália em destaque, Marilyn Monroe e pump em destaque e Rainbow Sandal de Judy Garland
A ligação da Salvatore Ferragamo com o cinema, não ficou restrita à Hollywood antiga. Um dos exemplos de grandes obras contemporâneas onde a protagonista usou um modelo da grfie, foi o filme Evita (Alan Parker, 1996) com Madonna no papel principal. Para a ocasião, a sandália em suede vermelho foi criada e feita sob medida pela maison italiana para Madonna. Outra obra foi o filme Ever After – A Cinderella Story (Andy Tenant, 1998) protagonizado Drew Barrymore, onde o calçado mais famoso do cinema, uma releitura do sapato de cristal, teve a assinatura da Salvatore Ferragamo.
Madonna em cena de Evita e sandália em destaque
Em 2008, ninguém menos que Nicole Kidman protagonizava o filme Australia (Baz Luhrmann, 2008). Para a trama que se passava em entre os anos de 1939 e 1942, teve dois modelos assinados pela casa italiana e usados por Nicole.
Nicole Kidman em cena de Australia e modelos criados para ela e usados no filme
“Eu pareço ver um paralelo entre a indústria do cinema e a minha. Bem como a indústria cinematográfica cresceu e se desenvolveu a partir da estaca zero, assim espero, que a minha tenha feito o mesmo”. Salvatore Ferragamo.
Salvatore Ferragamo
@ferragamo