Precisamos falar sobre “Anne with an E” e aprender MUITO com essa série

*Por Mariana Nunes

 

Em meio a tantos filmes falando sobre pandemia e fim do mundo que a Netflix insiste em sugerir, minha aposta das últimas semanas foi “Anne with an E”, uma série encantadora baseada nos livros “Anne de Green Gables”, “Anne de Avonlea” e “Anne da Ilha” da autora Lucy Maud Montgomery  e produzida pela Netflix, em parceria com a produtora canadense CBC Television.

Antes de falar sobre as razões pelas quais todo mundo devia assistir, vamos a uma sinopse: a série conta a história de Anne, uma garota que foi adotada por engano por um casal de irmãos que buscava um menino para ajudar no dia a dia da fazenda.

No final, os irmãos resolvem ficar com Anne, uma menina com uma imaginação bastante fértil, um coração puro e vários questionamentos interessantes para aquela época (o seriado retrata o fim do século 19).

E por que vale a pena assistir? Porque a série é linda em vários sentidos.

Positividade pode transformar nosso dia a dia

Essa é uma das grandes lições que Anne tem a nos ensinar. Para ela, o copo está sempre meio cheio e a sua positividade é encantadora. Mesmo nos momentos mais adversos, ela consegue ver o lado bom e tirar alguma lição.

Isso leva-nos a refletir sobre como encaramos aquilo que nos acontece no âmbito pessoal e profissional. Ao invés de ficarmos remoendo as coisas ruins, que tal olharmos o lado positivo de cada acontecimento e o que podemos aprender a partir daquilo?

Positividade também atrai coisas boas, pois ajuda-nos a valorizar os pequenos momentos da vida e ver tudo com mais alegria. Anne é um ótimo exemplo disso.

“A vida é curta demais para ser gasta fomentando animosidade ou remoendo erros.”

Criatividade e imaginação tornam a vida mais leve

 

A criatividade e a imaginação de Anne transformam cada segundo dos seus dias. Onde muitas pessoas veem apenas um caminho entre árvores até chegar à fazenda, Anne usa sua imaginação para transformar aquela estrada em algo mágico.

As histórias que ela inventa e compartilha com seus amigos trazem leveza, sorrisos e alegria aos seus dias. Ela usa a criatividade para sonhar e imaginar histórias que lhe fornecem forças para seguir em frente, fugir das dificuldades do mundo real e, muitas vezes, encontrar soluções para situações em que os outros só viam problemas.

“A vida é curta e o mundo é grande.”

Determinação faz a diferença

Anne é determinada. E isso fica claro desde o primeiro episódio. Ela corre atrás daquilo que acredita e enfrenta os obstáculos com determinação para alcançar seus objetivos.

Dias e momentos ruins todo mundo tem, mas a capacidade de Anne de dar a volta por cima e encontrar uma solução para as dificuldades é uma grande qualidade da personagem.

“Não é o que o mundo reserva para você, mas o que você traz para o mundo.”

Seja autêntico e sincero – e defenda seus ideais

Anne prioriza sempre a verdade acima de tudo e arca com as consequências dos seus erros. Ela defende aquilo que acredita, mesmo, algumas vezes, indo contra a sociedade da época.

E o principal: ela é autêntica. Anne jamais mudou seu jeito de ser e pensar para encaixar-se naquilo que esperavam dela, para conquistar uma amizade ou aceitação. Lógico que ao longo das temporadas ela amadureceu, mas a sua essência é a mesma do primeiro ao último episódio.

E é essa originalidade que faz dela uma jovem tão encantadora, leve e feliz.

“Acredito que há sempre algo bom para aprender nas situações. Mesmo as ruins. Eu acho que constrói caráter.”

Valorize as amizades

A força da amizade é uma das grandes lições dessa série. Anne é fiel aos seus amigos nos bons e maus momentos. Ela está sempre lá, pronta para ajudar, apoiar, ouvir e aconselhar.

Ela também arrisca-se em muitos momentos pelo bem daqueles que ama, lutando sempre por justiça e defendendo seus amigos.

“Eu não quero que não cometamos erros. Eu só quero estar incluída. Quero que sejamos parceiros.”

Corra atrás dos seus sonhos

Anne tem um belo misto de sonhadora com determinada. Ao mesmo tempo em que sua imaginação voa longe, ela também tem seus sonhos e objetivos, e corre atrás deles.

Ela é estudiosa, tem muita resiliência e luta para conseguir aquilo que deseja, seja ajudar a sua família com dificuldades financeiras ou batalhar para ir a uma boa universidade.

“Adoro contemplar o horizonte e imaginar as possibilidades.”

Lute pelo seu amor

Não irei me aprofundar muito neste tópico para não dar spoiler. Porém, no final da série, Anne ainda nos ensina a lutar pela pessoa que amamos e não deixar que pequenos problemas e imprevistos nos afastem da felicidade.

“Às vezes, é preciso deixar as pessoas amarem você.”

Que tal usar essa linda personagem como inspiração para nossas vidas?

E aí? Já assistiu? O que achou? Tem alguma sugestão de série para ser minha nova queridinha do momento? Deixe sua sugestão aqui nos comentários.

 

*Todos os trechos entre aspas em destaque foram retirados de falas da personagem.

*Mariana Nunes é jornalista, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, e especialista em marketing pela Universidade Federal do Paraná e pela UC Irvine, na Califórnia. Atualmente trabalha com marketing digital e Inbound Marketing, e vive em Manchester (UK).

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar