Fototerapia é opção para tratamentos de motricidade orofacial
A musculatura dos lábios, língua, bochechas e face, bem como as funções que estão relacionadas a esses locais podem causar diversos problemas de respiração, sucção, mastigação, deglutição e até mesmo fala. Existem diversos tratamentos fonoaudiológicos para auxiliar quem possui essas dificuldades, inclusive a fototerapia.
“O uso de laser terapêutico na fonoaudiologia garante diversos benefícios no treino muscular, que são potencializados com a terapia miofuncional e a mioterapia.”, comenta Lucas Sousa, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ecco Fibras. Estas áreas são as responsáveis por acelerar o ganho de força e aumentar a flexibilidade e mobilidade das articulações, ações que reduzem os níveis de fadiga e melhoram o desempenho dos músculos durante a execução de diversas funções.
A fototerapia atua de forma precisa em todas as áreas de motricidade orofacial, ronco, disfagia, e até mesmo na estética. “Além disso é importante citar que uma das novas tendências para o uso do laser, é o tratamento de voz profissional, a fototerapia nestes casos é capaz de melhorar a afinação, potência e alcance da voz, e pode ser utilizada até mesmo em casos de emergência nestes profissionais.”, acrescenta Sousa.
O laser pode ser usado para problemas musculares, mas também para casos de dores específicas na articulação. Isso ocorre porque ele atua diretamente sobre as terminações nervosas, o que dificulta a transmissão do estímulo doloroso local. Além disso, como explica Lucas Sousa, essa terapia garante o aumento e melhora da mobilidade articular.
O gerente da Ecco Fibras ainda comenta que, “através da fototerapia, os pacientes que têm aspiração devido à pneumonia de repetição conseguem uma grande melhora nas funções de mastigação, na palatalização, o que permite, em alguns casos, o retorno mais rápido à via oral e a variadas consistências.” Ainda é fundamental frisar que a fototerapia também é responsável por potentes efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes.
“Já quando pensamos em fonoaudiologia estética, a terapia é utilizada com o intuito de alcançar uma face harmoniosa. Com a harmonização orofacial é possível conseguir a suavização de rugas, marcas de expressão e iluminação facial, utilizando todos os benefícios que a luz pode garantir, como produção de colágeno e elastina, melhora da microcirculação, oxigenação, nutrição e hidratação do tecido.”, comenta Lucas Sousa
O tratamento é rápido e eficaz, além de ser simples, por não ser invasivo e não causar dor ao paciente, isso garante uma grande aceitação do paciente e poucas contraindicações, alguns dos casos mais comuns para o uso dessa terapia são:
- Disfunção na ATM;
- Bruxismo;
- Dificuldade de deglutição, sucção e fala;
- Paralisia Facial;
- Fraqueza Muscular;
- Pacientes Neurológicos;
- Pacientes que trabalhem com a voz.
“O uso da fototerapia na Fonoaudiologia é relativamente novo e cresce cada vez mais, especialmente nos últimos três anos. Atualmente, a importância desta terapia na rotina do fonoaudiólogo é reconhecida e cada vez mais reconhecida pelos fonoaudiólogos.”, afirma Sousa. O equipamento de laser conta com emissão combinada de Laser Vermelho e Infravermelho em uma única emissão, somando os efeitos das luzes proporcionando tratamento global