Mulheres no universo Ink
Viver de arte é o sonho de todo artista, mas infelizmente não são todos que conseguem esta façanha. A paulistana da Zona Leste, Aline Monteiro é uma das pessoas que podem dizer que faz de sua arte seu “ganha pão”. Especialista em fineline e também em pele negra.
A jornada da Aline começou quando ela teve o primeiro contato com movimentos sociais, em um cursinho pré-vestibular comunitário para afrodescendentes e carentes. Administradora por formação ela ingressou no ramo bancário. Paralelamente, fazia as oficinas de arte na comunidade, além de grafitti nos muros como forma de buscar e se manifestar por direitos de igualdade social.
Aline trabalhou no Centro de Defesa a Mulheres Vítimas de Violência, na Cidade Tiradentes. Além de auxiliar na administração e no apoio às usuárias, desenvolvia o oficinas de grafitti e stencil art, resgatando valores e identidade da mulher negra. Na mesma fase, entrou no mundo da tatuagem e enfrentou preconceito por ser mulher negra e tatuadora. Perseverante, ela seguiu em frente! Era administradora no meio corporativo e tatuadora aos finais de semana.
Mas a vida é realmente uma caixinha de surpresa e há três anos Aline foi surpreendida com um nódulo na mama. Encarou tudo de peito aberto, passou por uma cirurgia e após a recuperação, dedicou-se ao que realmente alimentava sua alma: a arte de tatuar! “Decidi colocar toda minha energia no que amava fazer, a tatuagem de traços finos. Em tudo o que faço, coloco amor e tenho procurado me especializar em pele negra. Cansei de ouvir que tatuador não gosta de trabalhar com pele negra que é ruim de tatuar”. Comenta Aline que tem muitas clientes negras que se surpreendem e descobrem que pele negra é linda e que tatuada fica incrível.
Ser empreendedora, ao mesmo tempo abrir mão de uma estabilidade de trabalhar no mercado corporativo foi decisivo para que ela colocasse na balança o que realmente queria para sua vida. Mesmo com os desafios de empreender Monteiro garante que modificar a vida das pessoas por meio da tatuagem é inspirador, pois é a multiplicação de sua arte carregada na pele.
A inspiração de tatuar vem da alma, respirar arte. Vivenciar cada história dos clientes e poder trabalhar em algo que se leva para a vida não tem preço. O grande diferencial de seu estúdio é essa essência, trazer um ambiente leve e familiar que acaba sendo um ponto principal para o trabalho. “Eu gosto de realizar um atendimento personalizado, sem pressa e sem pressão. Gosto de ver meus clientes certos do que irão fazer e isso traz confiança para eles. Alguns se sentem tão à vontade e tranquilos que chegam a dormir durante o procedimento”. Destaca ela.