Cinco trocas inteligentes para perder peso com qualidade
Ingerir os alimentos corretos garantem resultados mais saudáveis e eficazes
Quem deseja emagrecer encontra muitos desafios pelo caminho. Além da infinidade de guloseimas que aguçam o paladar, existem muitos mitos sobre a perda de peso e diversas dicas caseiras que nem sempre fazem bem à saúde.
Para a nutricionista Ione Leandro, da ONODERA Estética, o emagrecimento eficaz e com qualidade deve ser baseado em equilíbrio e hábitos saudáveis. “Uma boa dieta deve ser balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para cada uma das funções do corpo, além de ser específica para cada pessoa”, explica.
Abaixo, Ione preparou cinco trocas de alimentos para ajudar a eliminar peso e ainda garantir mais saúde:
ADOÇANTES ARTIFICIAIS POR ADOÇANTES NATURAIS – Adoçante natural que pode ser utilizado no lugar de adoçantes artificiais. É encontrado nas fibras de muito vegetais, possui baixo nível calórico e é melhor metabolizado pelo organismo. “O Xylitol, Stévia, Agave, Sorbitol e açúcar de coco são boas opções”, explica Ione.
SAL REFINADO POR ERVAS NATURAIS – O sal refinado passa por um processo de purificação, onde é retirado partes dos nutrientes (magnésio e micro minerais). “Ervas naturais tem poder de dar sabor e, ao mesmo tempo muita saúde. Alho, cebola, gengibre, pimenta, limão, coentro, hortelã, manjericão, alecrim e salsinha fazem uma alquimia maravilhosa em seus pratos”.
LEITE INTEGRAL POR FÓRMULAS VEGETAIS – Leites vegetais não possuem lactose, são ricos em fibras, livres de colesterol e baixo índice glicêmico. “Fonte de cálcio, potássio, vitamina A, complexo B e vitamina D, é bastante nutritivo e promove maior saciedade, o que auxilia na perda de peso saudável”.
ALGUNS CEREAIS POR AMARANTO – Semente originária do Peru, é um alimento vegetal que possui proteínas de alto valor biológico, gorduras boas, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais como: cálcio, magnésio e fósforo. “O amaranto pode ser encontrado em flocos, farinhas ou sementes. Rico em propriedades nutricionais, ajuda a reforçar o sistema imunológico, e auxiliar nos tratamentos de alguns tipos de câncer e na osteoporose, auxiliando na recuperação muscular e emagrecimento”, esclarece.
SOJA POR EDAMAME – É um vegetal mais conhecido como soja verde e é fonte de fibras, contém boa dose de proteína com baixo teor de gordura. O alimento também é fonte de minerais e aminoácidos e rico em diversos nutrientes que aceleram o metabolismo, auxiliam na digestão e previnem a retenção de líquidos. “O edamame possui menos calorias que a soja comum e, além dos benefícios nutricionais, ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, auxiliando na prevenção de problemas cardíacos e tumores”, finaliza.