O que é a regra dos terços: um guia prático para iniciantes
Sabe aquelas linhas que dividem a tela do celular ou da câmera quando você vai fotografar? Por formarem 9 quadrados, o comum é que a pessoa use o quadrado do meio mirar e centralizar a foto através dele, mas sabia que elas podem ser úteis para orientar outros pontos de interesse da fotografia?
O publicitário e fotógrafo Frederico Gome explica que o segredo daquelas linhas são as intercessões, pontos onde elas se encontram, formando quatro cruzamentos aos quais se dá o nome de grelha. “Essa técnica chamada de regra dos terços ou proporção Áurea e é usada na composição de fotografias, filmes e pinturas. É nela que conseguimos uma fotografia mais harmoniosa, visualmente mais agradável, com um ar de fotografia profissional”, aponta.
A tela com a grade é de 3×3 (um jogo da velha), formando nove quadrados, sendo que o objeto de interesse deve ser posicionado no cruzamento dessas linhas. “Visto que enquadramento é um dos aspectos mais importantes da fotografia, entender o conceito da regra dos terços impulsiona a produção de fotografias menos óbvias”, garante o fotógrafo.
Para comprovar que ao entender esse conceito são gerados belos resultados, Frederico Gomes separou exemplos práticos para você se inspirar.
Intercessões no corpo e nas mãos da noiva escondendo o rosto, os outros dois no noivo.
Intercessão na mãe e filha mostrando a ação delas chutando a água. Às duas outras intercessões da esquerda estão expondo o ambiente no qual estão inseridas, assim como a primeira linha vertical está separando a terra da água e a primeira linha horizontal marcando o horizonte e separando também o fundo verde da água.
Intercessões na interação de mãe e filho deixando harmonia e atenção apenas para os dois.
Duas intercessões da direita dando destaque para a grávida. A linha horizontal de baixo está dando base e seguindo o tronco no qual ela está sentada. As demais intercessões mostram o ambiente.