4 curiosidades sobre o Curry, um dos ingredientes mais apreciados do Japão

Se você é daqueles que acham o sushi ou o rãmen como uma das maiores estrelas da culinária japonesa, saiba que está redondamente enganado! Do outro lado do mundo quem manda e desmanda na gastronomia local é o Curry, que tem até um dia para chamar de seu no calendário japonês, 22 de janeiro.

No Brasil, o ingrediente pode não ser tão querido quanto no Japão, mas será lembrado da mesma forma graças à 1ª Semana do Curry, de 22 a 28 de janeiro, organizada pela JETRO (Japan External Trade Organization).

Para celebrar e homenagear o ingrediente, a Quickly Travel, agência de viagens especializada no destino Japão e uma das subdistribuidoras oficiais de ingressos para os Jogos de Tóquio, reunirão algumas curiosidades sobre o Curry.

Confira:

– Origem

O Curry é um tempero de origem indiana, feito de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, noz moscada, cravinho, pimenta e canela. Foi levado ao Japão durante a Era Meiji (1869 – 1913) por uma pequena comunidade inglesa, que se instalou em Yokohama, quando os portos foram abertos ao ocidente e em pouco tempo se tornou muito popular na culinária local. Hoje, é bastante apreciado por adultos e crianças em todo o país e está presente em diversos pratos.

– Grandes quantidades…

Em média, cada pessoa no Japão consome aproximadamente 73 pratos de curry por ano. Isso equivale a pelo menos uma refeição por semana com o ingrediente.

– Queridinho das crianças

Além dos adultos, as crianças também adoram o Curry japonês. Nutritivo, saudável e saboroso, o ingrediente está presente no cardápio das merendas escolares do Japão desde 1948 e é um verdadeiro sucesso!

– Curry Rice

Entre as muitas possibilidades de receitas com o pozinho amarelo, como o Kare Udon e Kare-pan, o Karê Raisu (Curry Rice) é a mais famosa e bastante antiga. Apareceu pela primeira vez em um cardápio de restaurante em 1877, em Tóquio, como preparação do ocidente. A origem é incerta, mas os boatos apontam para um intercâmbio cultural entre marinheiros japoneses, britânicos e indianos.

Deu vontade?

Aqui no Brasil o prato pode ser encontrado em alguns dos melhores restaurantes, como o By Koji, que além de oferecer o prato em seu menu, também te ensina a fazer o famoso Karê Raisu na sua própria casa. Clique aqui e veja a receita.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar