Intenção de compra na Black Friday cai para 62%, diz pesquisa

Levantamento da Fiserv com 2.103 brasileiros bancarizados aponta maior cautela nos gastos em 2026.

A intenção de compra para a Black Friday de 2026 caiu de 78% em 2025 para 62%, segundo pesquisa Fiserv Insights realizada pela Opinion Box. Entre quem pretende aproveitar a data, 29% dizem que devem gastar menos, enquanto 17% planejam aumentar os gastos.

O levantamento ouviu 2.103 pessoas com conta bancária, com 18 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do país, entre 4 e 21 de setembro de 2026. A coleta foi online, e a margem de erro informada é de 2,1 pontos percentuais para o total da amostra.

De acordo com a Fiserv, 24% dos consumidores ainda não decidiram se participarão da Black Friday, e cerca de um em cada sete já descartou comprar na data. A proporção dos que não sabem quanto gastar passou de 16% em 2025 para 26% em 2026.

Gasto planejado muda em relação a 2025

Na comparação com a pesquisa pré-Black Friday de 2025, a parcela que pretende reduzir os gastos subiu cerca de sete pontos percentuais, para 29%. Já a fatia que pretende gastar mais caiu de 29% para 17%.

Mesmo entre as pessoas que já decidiram comprar na Black Friday, 21,5% planejam ampliar os gastos. Para 23,2% desse grupo, o parcelamento sem juros é o principal critério na escolha do meio de pagamento. Considerando as compras em geral, esse percentual é de 21%.

Eletrodomésticos e eletrônicos seguem entre os mais citados

Eletrodomésticos e eletroportáteis são mencionados por 36% das pessoas que pretendem ou podem comprar na data, seguidos por eletrônicos e informática, com 33%. Em 2025, essas categorias registravam 46% e 43%, respectivamente.

Viagens e turismo passaram de 34% para 29% das citações, enquanto casa e decoração recuou de 29% para 24%. Moda, beleza, supermercado e farmácia mantiveram o patamar do ano anterior, segundo a pesquisa.

Norte e Nordeste têm maior intenção de compra

As maiores proporções de consumidores que pretendem comprar estão no Norte, com 69%, e no Nordeste, com 66%. No Centro-Oeste, o índice é de 61%; no Sudeste, de 59,5%; e no Sul, de 58%.

No Norte, moda e acessórios, citada por 38%, e viagens e turismo, por 35%, são as categorias mais mencionadas. Segundo a Fiserv, 40% dos consumidores da região preferem concentrar as compras na Black Friday, ante cerca de um quarto nas demais regiões.

A comparação considera a pesquisa Pré-Black Friday de 2025, também realizada pela Opinion Box para a Fiserv, com 2.018 brasileiros bancarizados entrevistados online entre 16 e 30 de setembro daquele ano e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

👁️ 14 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar