Phil Rajzman volta à WSL no Haleʻiwa Pro após tratamento
Tricampeão mundial de longboard representa o Brasil no Havaí, em sua primeira competição da liga desde o fim do tratamento contra o câncer.
O tricampeão mundial de longboard Phil Rajzman representa o Brasil no HTA Haleʻiwa Pro Longboard apresentado por Hurley, no Havaí. A etapa abre a temporada 2026/2027 do Longboard Qualifying Series (LQS) para a região do Havaí e Tahiti e marca a primeira competição do carioca na World Surf League (WSL) desde o fim de seu tratamento contra o câncer, concluído em agosto, no Rio de Janeiro.
O evento é realizado no North Shore de Oahu, com janela prevista de 3 a 14 de novembro. Segundo a organização, as baterias não foram disputadas na quinta-feira citada no comunicado porque as condições do mar não eram apropriadas para a competição.
“Terminei meu tratamento, em agosto, no Rio de Janeiro, e foi uma grande conquista que marca o início de uma nova fase para mim”, afirma Rajzman. O atleta, que atualmente vive em Waikiki, em Honolulu, esteve na elite mundial do longboard por 25 anos.
Etapa no Havaí não soma pontos para sua classificação
Embora esteja vinculado à região da América do Sul, Rajzman participa da etapa havaiana para manter o ritmo competitivo. De acordo com o surfista, os pontos do Haleʻiwa Pro não contam para sua classificação ao Tour nas condições atuais.
Ele também afirma que não houve etapas classificatórias de longboard da WSL South America no ano mencionado no comunicado e que segue à espera de oportunidades no calendário regional. “Enquanto isso, participar de Haleʻiwa é uma oportunidade importante de manter o ritmo competitivo e continuar me preparando para buscar esse retorno”, diz.
Rajzman surfa no Havaí desde os 15 anos, quando, segundo o material divulgado, foi levado por Rico de Souza para sua primeira competição internacional. Após um treino na quarta-feira, ele avaliou que as condições permitiram surfar, ainda que estivessem abaixo do padrão havaiano.
O Haleʻiwa Pro integra a programação que abre a temporada classificatória regional para atletas que buscam chegar ao circuito mundial no ano seguinte. A competição de longboard acontece simultaneamente ao Qualifying Series (QS 2.000) de pranchinha.
Primeiro brasileiro a conquistar um título mundial de surfe profissional, em 2007, Rajzman soma títulos mundiais de longboard em 2007 e 2016, além de uma conquista no Oxbow Soul & Style, em 2004, conforme sua apresentação. A transmissão da competição será feita pelo site oficial e pelo aplicativo da World Surf League.



