Toroari promove almoço com carne de vacas longevas em outubro
Evento em Várzea Grande reúne a chef Ariani Malouf, o veterinário argentino Luis Osvaldo Barcos e carne produzida em Diamantino.
O restaurante Toroari Cozinha Nativa, em Várzea Grande (MT), promove em 24 de outubro, a partir das 11h30, o Almoço Especial Vaca Velha de Diamantino. Segundo o restaurante, o encontro será conduzido pela chef Ariani Malouf e terá preparos com carne de animais longevos produzida em Diamantino, em Mato Grosso.
De acordo com o Toroari, o convidado da edição é Luis Osvaldo Barcos, médico-veterinário, professor honorário da Universidade de Buenos Aires (UBA) e diretor da Escuela de Sommelier de Carnes da UBA. A programação também prevê a participação de nove convidados argentinos, entre assadores e sommeliers de carne, para um intercâmbio de técnicas de assado.
Origem e classificação da carne
Segundo a Fazenda Arinos e a Frigoelo Carnes Nobres, a carne servida no evento vem do trabalho do pecuarista José Neves Ferreira, em Diamantino. As empresas informam que trabalham com a seleção da raça Taurino Tropical, descrita no material como 100% brasileira e formada pelas subespécies Caracu e Curraleiro Pé-Duro.
De acordo com a organização, os animais são classificados por idade em quatro selos: Bronze, de 4 a 6 anos; Prata, de 6 a 8 anos; Ouro, de 8 a 10 anos; e Diamante, para animais com mais de 10 anos. A proposta do almoço é apresentar diferentes cortes e preparos, explorando variações de textura e sabor conforme a seleção dos animais.
Serviço
- Evento: Almoço Especial Vaca Velha de Diamantino
- Data: 24 de outubro
- Horário: a partir das 11h30
- Local: Toroari Cozinha Nativa, no terraço do Amazon Hotel Aeroporto
- Endereço: Avenida Senador Filinto Müller, 62, Centro Norte, Várzea Grande (MT)
- Valores: R$ 380 por pessoa no menu premium e a partir de R$ 550 com harmonização, segundo o restaurante



