ProWine São Paulo reúne mais de 25 mil visitantes e 43 países
Feira profissional encerrou a sétima edição em São Paulo com mais de 2 mil produtores.
Mais de 25 mil visitantes e mais de 2 mil produtores de 43 países passaram pela sétima edição da ProWine São Paulo, encerrada em 8 de outubro, no Expo Center Norte, na capital paulista. Segundo a organização do evento, a feira profissional de vinhos e destilados reuniu, durante três dias, compradores, importadores e distribuidores em negociações que podem influenciar o que chega às prateleiras e às cartas de restaurantes nos próximos meses.
Para quem acompanha o universo das bebidas, o número ajuda a dimensionar um movimento que costuma ficar nos bastidores: antes de um rótulo conquistar espaço em uma loja, restaurante ou adega, há escolhas de portfólio, acordos de distribuição e conversas entre produtores e empresas do setor.
Uma feira voltada às decisões de compra
De acordo com Malu Sevieri, diretora da ProWine São Paulo, o evento ganhou um papel mais diretamente ligado ao calendário comercial do setor. “Antes, a gente fazia parte do calendário de eventos. Eu acho que hoje a gente faz parte do calendário de negócios dos vinhos vendidos no Brasil”, afirmou a diretora no balanço divulgado pela organização.
Christian Burgos, também diretor da feira, afirmou que produtores e compradores chegam mais preparados para encontrar parceiros comerciais, discutir preços e buscar canais de distribuição. Segundo ele, as conexões realizadas durante o encontro ajudam a orientar quais produtos podem chegar ao público brasileiro.
“O avanço está exatamente na qualidade dessas conexões. As negociações realizadas durante o evento ajudam a definir os produtos que estarão nas prateleiras brasileiras, nas cartas de restaurantes e nos catálogos de distribuidores nos próximos meses. Não se trata, portanto, apenas de apresentar novidades, mas de decidir quais delas efetivamente encontrarão espaço no mercado”, afirmou Burgos.
Espanha e Alemanha ampliam presença
Segundo o balanço divulgado pela ProWine São Paulo, a Espanha participou com quatro iniciativas coletivas de produtores da Comunidade Valenciana, de Murcia, de Rueda e de Castilla y León. A denominação de origem Rueda levou 31 vinícolas e 74 rótulos, em sua maior ação comercial no Brasil até então. A organização informou que a movimentação foi impulsionada pelo crescimento de quase 198% no volume exportado ao país em 2025.
A Alemanha participou pela primeira vez com dois espaços coletivos. O VDP reuniu 12 propriedades de seis regiões produtoras, enquanto o German Pavilion, promovido pelo Ministério Federal da Agricultura, Alimentação e Identidade Regional, contou com outras oito vinícolas sob a marca Wines of Germany. Entre os rótulos apresentados estavam Riesling, Pinot Noir, Chardonnay, Silvaner e espumantes.
Portugal, França, Itália e países sul-americanos também estiveram na feira. Origens menos presentes nas prateleiras nacionais, como Armênia, Geórgia, Kosovo e Moldávia, integraram o encontro, ao lado de destilados como tequila, mezcal e destilados japoneses.
Próxima edição já tem data
A ProWine São Paulo é realizada conjuntamente por Emme Brasil, Inner Group e Messe Düsseldorf e é um spin-off da ProWein de Düsseldorf, na Alemanha. Segundo a organização, a próxima edição ocorrerá de 5 a 7 de outubro de 2027, novamente no Expo Center Norte, em São Paulo.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



