Recarga rápida de carros elétricos cresce 195,6% em um ano
Brasil alcança 29.866 pontos públicos e semipúblicos de recarga em agosto de 2026, com recarga rápida representando 38,2% da rede, segundo ABVE e Tupi.
O avanço da mobilidade elétrica no Brasil é evidenciado pelo crescimento expressivo da infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Em agosto de 2026, o país possuía 29.866 pontos públicos e semipúblicos de recarga, dos quais 11.397 eram de recarga rápida em corrente contínua (DC), conforme levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e da plataforma Tupi.
Esse total representa um aumento de 76,9% em relação a agosto de 2025, quando havia 16.880 pontos. A recarga rápida, em particular, cresceu 195,6% no mesmo período, passando de 3.855 para 11.397 pontos, e já corresponde a 38,2% da rede nacional de recarga.
Expansão geográfica e regional
O levantamento identificou 1.911 municípios com infraestrutura de recarga disponível, um crescimento de 31,6% em relação a agosto de 2025. Desses, 1.156 municípios contam com pelo menos um ponto de recarga rápida. A contagem é provisória, conforme a base de dados.
Regionalmente, o Nordeste liderou o crescimento no trimestre encerrado em agosto de 2026, com alta de 22,7% no total de pontos e 40,9% na recarga rápida. O Sudeste concentra 42,4% da rede nacional, com São Paulo sendo o estado com maior número de pontos (7.864), seguido por Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
Tipos de carregadores e uso
Dos 29.866 pontos, 61,8% (18.469) são de recarga lenta em corrente alternada (AC), que normalmente atendem a locais onde os veículos permanecem estacionados por períodos mais longos, como condomínios, escritórios e estacionamentos. A base AC cresceu 41,8% em 12 meses, de 13.025 para 18.469 pontos.
A recarga rápida (DC) é fundamental para viagens de média e longa distância e para a eletrificação de frotas corporativas e logísticas, impulsionada pela redução dos custos dos equipamentos, avanços tecnológicos e maior confiança dos consumidores.
Frota e desafios regulatórios
Entre 2022 e agosto de 2026, a frota de veículos elétricos plug-in no Brasil totalizou 639.133 unidades, divididas quase igualmente entre veículos 100% elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV). A relação é de 21,4 veículos por ponto de recarga, considerando que os PHEV dependem parcialmente da infraestrutura.
Um desafio atual é a conexão de novas cargas à rede elétrica. Em 10 de setembro de 2026, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abriu a Consulta Pública 033/2026 para discutir a modernização das regras de conexão de tecnologias como veículos elétricos e cargas flexíveis, com prazo até 9 de novembro de 2026.
Essas discussões são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no país, especialmente para pontos de alta potência.
Embora o levantamento apresente um panorama detalhado da infraestrutura até agosto de 2026, a disponibilidade real dos pontos pode variar, sendo recomendada a consulta prévia para planejamento de viagens.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



