Yuriko Baldin é homenageada como Professora Emérita da UFSCar

Primeira mulher mestre do Departamento de Matemática, ela é reconhecida por sua contribuição à ciência e à formação de professores

Yuriko Yamamoto Baldin recebeu, em 25 de setembro, o título de Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em reconhecimento à sua trajetória iniciada em 1977 no Departamento de Matemática (DM), ainda em formação. A cerimônia, realizada no Auditório da Reitoria do Campus São Carlos, reuniu docentes, pesquisadores, estudantes, familiares e colegas.

O título de Professora Emérita é a maior honraria concedida pela UFSCar a docentes aposentados que se destacaram em suas carreiras. A indicação de Baldin foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário em 19 de junho, após manifestação de apoio de pesquisadores nacionais e internacionais.

Carreira pioneira e contribuições acadêmicas

Yuriko foi a primeira mulher mestre em Matemática do Departamento da UFSCar e a única especialista em Geometria Diferencial no quadro na época. Formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também concluiu mestrado e doutorado, realizou pós-doutorado nos Estados Unidos, nas universidades de Stony Brook e Santa Barbara.

Ela participou da formulação das ementas e das reformulações curriculares dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, além de contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Matemática, orientando o primeiro mestre formado pelo programa em 1989.

Na década de 1990, liderou a implantação de um laboratório pioneiro para o uso de computadores no ensino de Matemática no DM, iniciativa que posteriormente foi adotada por outras universidades.

Foco na Educação Matemática e formação de professores

A partir dos anos 2000, Yuriko direcionou sua atuação para a Educação Matemática, especialmente na formação inicial e continuada de professores. Introduziu no Brasil a metodologia japonesa de Pesquisa de Aula, conhecida como Lesson Study, que hoje é adotada em programas de pós-graduação em diversas regiões do país.

Ela também foi pioneira na implementação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) na região SP03, coordenando a regional entre 2005 e 2013, e continua colaborando na correção de provas e assessoria a bancos de questões.

Reconhecimento e legado

Durante a cerimônia, José Antonio Salvador, professor do DM e coordenador da comissão que indicou a homenagem, destacou a visão de futuro e o compromisso de Yuriko com a educação. “Mais do que a novidade tecnológica, o que mais me impressiona é a visão de futuro que ela sempre tem”, afirmou.

Yuriko relacionou sua trajetória à de uma geração de mulheres que conquistaram espaço na ciência, equilibrando papéis como mães, esposas, docentes e pesquisadoras. “Faz parte da minha geração ter vivido as mulheres conquistando o lugar na ciência, alcançando os títulos de doutorado, sendo mães, esposas, docentes e pesquisadoras, conseguindo o respeito científico independentemente do gênero”, declarou.

O ano de 2026 marca também os 50 anos de sua carreira na UFSCar. A homenagem integrou a IX Semana da Matemática, realizada em comemoração ao cinquentenário do Departamento de Matemática.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 24 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar