Prêmio CIEE de Jornalismo reúne 131 reportagens sobre o trabalho
Primeira edição recebeu trabalhos em quatro formatos e terá 20 finalistas anunciados antes da cerimônia em 27 de outubro
A primeira edição do Prêmio CIEE de Jornalismo reuniu 131 reportagens que abordam os desafios e as transformações no mundo do trabalho. As inscrições, encerradas em 10 de setembro, vieram de diversas regiões do estado de São Paulo e contemplaram reportagens produzidas para web, impresso, rádio, podcasts e televisão.
Essa diversidade de formatos reflete a variedade de olhares sobre temas que envolvem a vida profissional, a educação e as relações no ambiente de trabalho. Para o público feminino, as pautas também dialogam com discussões sobre oportunidades de carreira, formação, mudanças no mercado e caminhos para a autonomia financeira.
Quatro categorias
Dos trabalhos inscritos, 75 concorrem na categoria web, 18 em impresso, 25 no formato rádio/podcast e 13 em televisão. Antes de serem avaliadas pelo júri, as matérias passarão por uma revisão técnica para garantir o cumprimento das normas do concurso.
Em seguida, uma comissão de jurados indicará cinco finalistas em cada uma das quatro categorias.
Segundo Tânia Moura, gerente de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), "o jornalismo tem um papel indispensável na compreensão das mudanças que estão redesenhando o trabalho, a educação e as relações profissionais". Ela destaca que a premiação busca reconhecer reportagens que tratem esses temas "com profundidade, sensibilidade e compromisso com a sociedade".
Finalistas e premiação
Ao todo, serão selecionados 20 trabalhos finalistas. A organização informou que esses nomes serão divulgados antes da cerimônia, enquanto os vencedores de cada categoria só serão conhecidos durante o evento.
A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 27 de outubro, no Teatro do CIEE. Cada vencedor, seja indivíduo ou equipe, receberá R$ 10.000. Uma das quatro reportagens vencedoras será escolhida para receber o Grande Prêmio CIEE de Jornalismo.
Como funciona
O prêmio é realizado pelo CIEE e organizado em parceria pela MediaLink Comunicação Corporativa, de São Paulo, e pela RP Consultoria, do Rio de Janeiro. A seleção considera matérias sobre o mundo do trabalho publicadas ou veiculadas entre 1º de janeiro de 2025 e 10 de setembro de 2026 em veículos do estado de São Paulo.
A primeira edição do prêmio foi aberta em 23 de junho de 2026. A metodologia inclui uma seleção em duas fases e a participação de jurados experientes, com o objetivo de destacar diferentes perspectivas sobre as mudanças que estão redefinindo a relação das pessoas com o trabalho e a educação.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



