Gêmeas do vôlei de praia estreiam pelo Time SP no Jeb’s
Isabela e Sofia Peixoto, de 13 anos, conquistaram vaga inédita após vencer seletiva do Jeesp e agora miram o pódio em Brasília.
Uma troca de olhares pode ser suficiente para definir a próxima jogada. Para as gêmeas Isabela e Sofia Peixoto, de 13 anos, essa sintonia será uma das principais armas na estreia pelo Time SP nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s) 2026, em Brasília.
Naturais de Cerquilho, no interior de São Paulo, as irmãs conquistaram uma vaga inédita na equipe paulista depois de vencerem a seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), realizada em agosto, na Praia Grande.
Da areia para o palco nacional
Isabela e Sofia começaram cedo no vôlei e construíram a trajetória lado a lado. Embora tenham iniciado na areia, hoje disputam principalmente partidas na quadra. No vôlei de praia, já somam mais de dez medalhas em competições de base.
Na decisão da vaga para o Jeb’s, a dupla enfrentou representantes de Piraju. Depois de passar pelas fases regional e estadual do Jeesp, as irmãs confirmaram o resultado que garantiu a primeira participação no Time SP.
“Disputar o Jeesp foi uma experiente muito boa e gratificante para nós. A expectativa para o Jeb’s é grande. Vamos nos esforçar ao máximo para conquistar uma medalha”, afirma Sofia.
Conexão que vai além da quadra
A parceria entre as duas atletas é também marcada por uma comunicação silenciosa. “Como estamos sempre juntas, já conseguimos nos entender pelo olhar”, diz Isabela.
Para Sofia, o vínculo familiar ajuda a interpretar rapidamente as reações da irmã durante as partidas. “O fato de sermos irmãs facilita, pois nos conhecemos bem. Sempre conversamos sobre erros e acertos após as partidas”, emenda.
Essa proximidade foi construída ao longo de anos de treinos e competições. A dupla também destaca a dedicação necessária para superar as duas etapas do Jeesp e chegar à disputa nacional.
“Tivemos duas fases bem difíceis no Jeesp (regional e estadual), mas com muita dedicação conseguimos superar as adversidades e garantir essa vaga para o Jeb’s. Agora, vamos em busca do pódio”, completa Isabela.
Estreia com planos para o futuro
Os Jogos Escolares Brasileiros acontecem em Brasília até o dia 26. Formado exclusivamente por atletas que participaram das seletivas regionais e das finais estaduais do Jeesp, o Time SP busca o hexacampeonato consecutivo da competição.
Em 2025, a equipe paulista conquistou 95 medalhas: 40 de ouro, 30 de prata e 25 de bronze. Para Isabela e Sofia, a participação no Jeb’s representa mais uma etapa de uma parceria que pretende continuar por muitos anos.
“Não pretendemos nos separar. Temos muitos outros campeonatos pela frente”, garante Sofia.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



