Trem da República bate recorde e mira 50 mil passageiros

Passeio entre Itu e Salto teve o melhor mês desde 2020 e aposta em roteiros com vinhos, carros antigos e atrações sazonais.

O Trem da República, passeio turístico que conecta as cidades de Itu e Salto, no interior de São Paulo, registrou em julho o melhor mês desde sua inauguração em dezembro de 2020, com 6.383 passageiros transportados. Esse número representa um aumento de 50% em relação a julho de 2025, quando 4.265 pessoas embarcaram no trem.

No acumulado de janeiro a julho de 2026, o passeio somou 25.052 passageiros, um crescimento de 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 19.806 embarques. Segundo Adonai Arruda Filho, diretor geral do Grupo Serra Verde Express, que opera o Trem da República, esse desempenho é resultado do amadurecimento natural do produto e da melhoria constante da experiência oferecida aos visitantes.

Uma experiência que vai além dos trilhos

O passeio não se limita à viagem entre as cidades, funcionando também como uma aula de história sobre os trilhos. Durante o trajeto, os passageiros são contemplados com apresentações artísticas dentro dos vagões, enquanto as estações de Itu e Salto oferecem opções gastronômicas abertas ao público.

Os restaurantes localizados nas estações são espaços amplos, históricos e confortáveis, com o trem como parte do cenário. Ambos os locais são pet friendly, facilitando a visita para quem deseja levar seus animais de estimação.

Dentre os produtos turísticos oferecidos, destaca-se o pacote Bate e Volta São Paulo e Jundiaí, uma excursão mensal que parte de ônibus dessas cidades e termina com o passeio de trem. Outro destaque é o Hallowtrain, atração tradicional que costuma lotar e integra a programação anual do Trem da República.

Novos roteiros temáticos em 2026

Em agosto, o Trem da República ampliou seu portfólio com duas novas experiências. O pacote Trilhos e Taças combina o passeio completo, com opção de vagão turístico ou boutique, almoço no Restaurante da Estação de Itu e participação na 9ª edição da Feira de Vinhos de Itu, que inclui degustação de rótulos nacionais e internacionais, além de queijos e produtos artesanais.

O segundo roteiro, Máquinas e Motores, une a viagem de ida e volta entre Itu e Salto, almoço e ingresso para o Dream Car, espaço dedicado a carros antigos que marcaram época.

Perspectivas para o fim do ano

Para outubro, está confirmada a 4ª edição do Hallowtrain, que promete novidades e uma versão aprimorada em relação aos anos anteriores. Além disso, a programação natalina seguirá a tradição de encantar o público, como nas edições passadas.

O diretor geral do Grupo Serra Verde Express destaca que o trabalho conjunto das equipes de marketing, comercial, vendas e gerência tem sido fundamental para o crescimento constante desde o fim de março. A meta é fechar 2026 com 50 mil passageiros, consolidando o melhor ano da história do Trem da República.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 27 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar