VIDEOCLIPE-SE FESTIVAL abre inscrições para 4ª edição até 30 de setembro
Mostra competitiva nacional, produção de videoclipe em BH e oficinas gratuitas fazem parte da programação
O VIDEOCLIPE-SE FESTIVAL recebe inscrições para sua quarta edição até o dia 30 de setembro de 2026. A Mostra Competitiva de Videoclipes está aberta a artistas e realizadores de todo o Brasil, que podem inscrever videoclipes produzidos a partir de 2020.
Serão selecionados 20 videoclipes que serão exibidos na plataforma do festival. Os trabalhos concorrerão em quatro categorias: Júri Técnico, Júri Popular, Melhor Videoclipe com Temática Diversidade e Melhor Performance Artística em Videoclipe. Os vencedores receberão premiação em dinheiro e o troféu do festival, com a cerimônia de premiação prevista para uma sessão especial em uma sala de cinema de Belo Horizonte.
Incentivo à produção audiovisual em Belo Horizonte
Além da mostra, o festival promove uma chamada para a produção completa de um videoclipe destinada a artistas independentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Podem participar artistas solo ou bandas que tenham lançado até cinco videoclipes ao longo da carreira. A música escolhida para o projeto deve estar previamente gravada.
Essa iniciativa reforça o papel do festival como plataforma de estímulo à criação audiovisual e à aproximação entre música e imagem.
Oficinas práticas gratuitas
Na programação da quarta edição, também estão previstas duas oficinas práticas gratuitas na sede da Limonada Audiovisual, em Belo Horizonte. As oficinas abordarão Produção e Direção de Fotografia para videoclipes, com 30 vagas divididas em duas turmas.
As atividades são voltadas para quem deseja conhecer ou aprofundar os processos envolvidos na realização de vídeos musicais. Informações sobre inscrições e critérios estão disponíveis no site oficial do festival.
Trajetória do festival
O VIDEOCLIPE-SE FESTIVAL foi criado em 2023 e já exibiu mais de 70 videoclipes, sendo 50 deles em sessões no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte. Também produziu cinco videoclipes para artistas independentes da capital mineira e Região Metropolitana e capacitou mais de 200 pessoas por meio de oficinas e masterclasses.
O evento é produzido pela Limonada Audiovisual, em coprodução com a Maria Bonita Filmes, e em 2026 conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do edital BH Nas Telas.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



