Workshop para organizações sociais bate recorde em Curitiba

Com 58 inscrições, iniciativa do Instituto Unimed Curitiba reúne 32 organizações em trilhas sobre gestão, recursos e sustentabilidade.

Fortalecer quem trabalha para transformar a realidade de outras pessoas também exige investimento em conhecimento. É com esse foco que o Instituto Unimed Curitiba realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Workshop para Organizações Sociais, iniciativa voltada ao desenvolvimento de entidades do Terceiro Setor.

Em 2026, o projeto alcançou o maior número de inscrições desde o início: foram 58, um crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Deste total, 37 organizações foram selecionadas e 32 estão participando da programação.

Capacitação para melhorar a gestão

O tema central desta edição é a importância do conhecimento para o fortalecimento da gestão das organizações da sociedade civil. A primeira trilha reúne quatro encontros presenciais e uma aula online sobre inteligência artificial e produtividade.

O conteúdo passa por assuntos que fazem diferença na rotina das instituições, como gestão, captação de recursos, comunicação, planejamento e sustentabilidade. A proposta é oferecer ferramentas para que as organizações possam estruturar melhor seus projetos e ampliar sua atuação social.

Ao final da primeira trilha, as entidades que cumprirem os requisitos previstos no edital serão convidadas a apresentar um microprojeto. As propostas passarão pela avaliação de uma banca, e as três melhores receberão aporte financeiro do Instituto Unimed Curitiba para a implementação.

Segunda trilha começa em outubro

O workshop também terá uma segunda etapa, com início previsto para outubro. Essa trilha é direcionada às organizações que participaram de edições anteriores e contará com três encontros híbridos.

Nessa fase, os temas serão aprofundados, com atenção especial à governança, à sustentabilidade financeira e à gestão institucional. A ideia é dar continuidade ao aprendizado iniciado nas formações anteriores e apoiar o amadurecimento das entidades participantes.

“A Unimed Curitiba, como cooperativa, tem no seu 7º princípio o compromisso de transformar as comunidades onde atua. É isso que buscamos. Evoluir como instituição e contribuir para o desenvolvimento de toda a comunidade ao nosso redor”, afirma Rached Rajar Traya, diretor-presidente da Unimed Curitiba.

Organizações buscam mais autonomia

Entre as participantes estão instituições que atuam em áreas como infância e adolescência, câncer, autismo, deficiência visual, envelhecimento, educação, saúde e assistência social. A Fundação Iniciativa, que acolhe crianças e adolescentes que tiveram direitos violados, participa em busca de mais profissionalização.

“Queremos melhorar ainda mais nossa prestação de contas, nossa captação de recursos, mobilização e visibilidade”, diz Juliana Martins, representante da entidade.

O Instituto GRPCOM é novamente parceiro do projeto. Para Ana Gabriela Simões Borges, superintendente da instituição, a parceria busca fortalecer o Terceiro Setor no Paraná e contribuir para que as organizações ampliem sua autonomia, aprimorem a gestão financeira e desenvolvam projetos com maior impacto social.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 56 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar