Latam Wire + Steel estreia com foco em inovação e formação técnica

Evento em São Paulo reuniu empresas de sete países e destacou tecnologias para a indústria e competição de soldagem

A indústria de fios, cabos e aço ganhou um novo ponto de encontro em São Paulo. A primeira edição da Latam Wire + Steel reuniu, entre 10 e 12 de agosto de 2026, empresas de sete países, profissionais do setor e estudantes em uma programação que combinou negócios, tecnologia e formação profissional.

Realizada no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, a feira apresentou produtos, máquinas, equipamentos e serviços ligados a fios, arames, cabos, vergalhões, tubos, perfis, chapas e aços planos e longos. As soluções atendem áreas como construção civil, energia, petróleo e gás, indústria automotiva, agronegócio e infraestrutura.

Tecnologia que saiu da tela

Um dos destaques foi a Escola Móvel de Soldagem do SENAI-SP, instalada em uma área externa de aproximadamente 100 m². A estrutura permitiu que visitantes conhecessem recursos usados tanto na formação profissional quanto em aplicações industriais.

Entre as experiências oferecidas estavam oito simuladores de realidade virtual para operações de soldagem. Após a atividade, os participantes recebiam uma avaliação de desempenho. O público também pôde observar um robô de soldagem e conhecer a inspeção por ultrassom, técnica usada para identificar defeitos que não são visíveis a olho nu em juntas soldadas.

A programação técnica teve 26 palestras, com curadoria do SENAI-SP. Inteligência Artificial, combate ao mercado ilegal e qualidade de fios e cabos, corte plasma industrial, proteção contra corrosão, inovação e desenvolvimento de aços inoxidáveis planos estiveram entre os temas abordados.

Estudantes mostraram a indústria do futuro

A formação de novos profissionais ganhou espaço no Campeonato de Soldagem SENAI-SP by Belgo Arames. Oito estudantes de diferentes escolas do SENAI-SP participaram de provas práticas, que incluíram a produção de corpos de prova e de um vaso de pressão.

Kayky de Oliveira Gonçalves, de Americana (SP), conquistou o primeiro lugar. A competição colocou no centro da feira habilidades como precisão, conhecimento técnico e preparo para processos produtivos cada vez mais tecnológicos.

Além da programação educacional, a Latam Wire + Steel recebeu expositores do Brasil, China, Escócia, Estados Unidos, Índia, México e Noruega. A participação internacional favoreceu o contato entre fornecedores e profissionais de diferentes etapas da cadeia produtiva.

A próxima edição está prevista para ocorrer de 6 a 8 de novembro de 2028, também em São Paulo.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 61 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar