Estudantes de Londrina lançam antologia poética alinhada aos ODS

Livro reúne poemas em português e inglês que refletem sustentabilidade e educação internacional

Transformar poemas escritos em sala de aula em um livro publicado foi a experiência vivida por estudantes da Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina, no Paraná. A antologia poética Eu e as Palavras foi lançada em 14 de agosto de 2023 durante a Feira Literária do Sesi (Flise), reunindo alunos, ex-alunos, professores, famílias e equipe pedagógica para celebrar a produção literária dos estudantes.

Projeto Tecer Literário e a construção da antologia

O projeto teve início em 2022 com o Projeto Tecer Literário, idealizado pela orientadora pedagógica Jéssica Gonçalves e pela então analista do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, Nayara Grillo. A iniciativa envolveu diferentes turmas ao longo do tempo, estimulando a leitura e a escrita autoral, além da expressão de sentimentos e ideias.

Laura, estudante de 17 anos do terceiro ano do Ensino Médio e uma das coautoras, destacou a importância da experiência: “Foi um tipo de experiência que eu não planejei na vida e o Sesi proporcionou isso de um jeito muito legal”.

Poemas inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A antologia conecta literatura e sustentabilidade, com poemas produzidos a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que abordam desafios sociais, ambientais e econômicos contemporâneos.

  • Alunos do 6º e 7º anos escreveram sobre temas como cidades e comunidades sustentáveis, mudanças climáticas, vida na água e vida terrestre;
  • Estudantes do 8º e 9º anos relacionaram a amizade ao ODS 3, que trata de saúde e bem-estar;
  • Alunos do Ensino Médio refletiram sobre sonhos e futuro, produzindo poesias em inglês e português inspiradas no ODS 4, que aborda educação de qualidade.

O professor Willian Azuma, responsável pela disciplina de Writing no Ensino Médio, conduziu a produção dos poemas em inglês, incentivando uma escrita espontânea e autoral. Os estudantes não puderam utilizar inteligência artificial ou pesquisas na internet, buscando explorar a criatividade e individualidade de cada um.

Reconhecimento e envolvimento das famílias

O lançamento da antologia também foi um momento de reconhecimento para as famílias. Dora Sabino Marques, mãe de Laura, ressaltou o orgulho e a importância de iniciativas que ampliam a formação dos estudantes para além do conteúdo tradicional. “É um movimento importante dentro da escola, pensando em cultura, literatura, além das fronteiras daquilo que se aprende em sala de aula”, afirmou.

Entre poemas que abordam natureza, amizade, sonhos e futuro, Eu e as Palavras representa uma etapa da trajetória dos estudantes que encontraram na literatura um espaço para expressar suas ideias e sentimentos, consolidando uma educação que estimula a autoria e a construção do futuro.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 80 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar