Agosto Lilás: Estádio Heriberto Hülse destaca combate à violência contra a mulher
OAB Criciúma e Criciúma Esporte Clube promovem ação de conscientização durante partida contra o Goiás
O Estádio Heriberto Hülse foi palco de uma importante ação de conscientização contra a violência contra a mulher durante a partida entre Criciúma e Goiás, realizada no sábado, 15 de agosto. A iniciativa, promovida pela OAB Subseção Criciúma em parceria com o Criciúma Esporte Clube, marcou o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento dessa violência.
Antes do início do jogo, jogadores e torcedores participaram de um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de feminicídio e agressão. A ação ganhou ainda mais relevância após o registro de um novo caso de feminicídio no município no domingo, 16 de agosto.
Conscientização nas arquibancadas
Durante o evento, as Comissões de Combate à Violência contra a Mulher e Acolhimento da Vítima, junto com a OAB por Elas, distribuíram materiais informativos aos torcedores presentes. No intervalo da partida, advogadas entraram no gramado carregando uma faixa alusiva à campanha, ampliando a visibilidade da mensagem entre os torcedores do Tigre.
Vania Pinheiro Rodrigues, presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher e Acolhimento da Vítima da OAB Criciúma, destacou a importância de levar o debate para espaços como o estádio, envolvendo especialmente os homens no enfrentamento à violência.
“Mesmo quando os homens não são agressores ou não reproduzem comportamentos tóxicos em seus relacionamentos, é importante que compreendam o papel que podem exercer. Não devem naturalizar piadas ofensivas, nem silenciar diante de situações de desrespeito”, afirmou Vania.
Compromisso durante todo o ano
A vice-presidente da OAB Criciúma, Janaina Alfredo da Rosa, ressaltou que, embora o Agosto Lilás intensifique o debate, a conscientização deve ser contínua.
“O Agosto Lilás é um período importante para dar ainda mais visibilidade a esse tema, mas o nosso compromisso não começa e nem termina em agosto. Precisamos falar sobre violência contra a mulher durante todo o ano, levar informação a diferentes espaços e ajudar a construir uma sociedade em que as mulheres se sintam amparadas para reconhecer uma situação de violência e buscar ajuda”, enfatizou Janaina.
A partida terminou com a vitória do Criciúma por 1 a 0, mas a ação reforçou que o reconhecimento dos sinais de violência, o não tratamento das agressões como brincadeira e o apoio às vítimas são atitudes essenciais para toda a sociedade.
Onde buscar ajuda
Mulheres em situação de violência, ou qualquer pessoa que tenha conhecimento de um caso, podem procurar orientação e registrar denúncias pelo Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Em casos de violência em andamento ou risco imediato, a recomendação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



