Vídeo usa debate eleitoral para explicar mudanças climáticas
Série criada por Gustavo Gumiero coloca Proteus e Hélio Musgo frente a frente para discutir ciência, desinformação e responsabilidade ambiental
Como seria um debate eleitoral em que o tema principal não fossem candidatos, mas as mudanças climáticas? Essa é a provocação do novo vídeo da série Proteus e a Mudança Climática, que coloca os personagens Proteus e Hélio Musgo frente a frente para discutir ciência, desinformação e responsabilidade ambiental.
A proposta é apresentar um assunto complexo em uma linguagem familiar ao público brasileiro. Ao reproduzir a dinâmica dos confrontos políticos, o conteúdo aproxima a educação climática do cotidiano e mostra que as decisões ambientais influenciam a vida nas cidades, as futuras gerações e a sociedade como um todo.
Debate transforma clima em assunto do dia a dia
Em vez de tratar a crise climática como uma pauta restrita a especialistas, o vídeo usa a conversa entre os personagens para estimular reflexão sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. A escolha do formato também dialoga com o espaço que os debates eleitorais ocupam na agenda nacional.
Para Gustavo Gumiero, escritor e doutor em Sociologia pela Unicamp, a linguagem do debate ajuda a aproximar o público de questões que nem sempre são fáceis de compreender.
“O debate é uma ferramenta poderosa para estimular reflexão. Ao utilizar uma linguagem que já faz parte da cultura brasileira, conseguimos aproximar a pauta climática do público e incentivar uma compreensão mais crítica sobre os desafios ambientais atuais”, afirma o criador da série.
Projeto combina vídeo, livros e teatro
O roteiro que deu origem ao vídeo também serviu de base para uma peça teatral de Proteus apresentada em escolas. A iniciativa amplia a proposta de educação ambiental ao combinar diferentes formatos, como audiovisual, literatura e teatro.
Essa integração pode favorecer o contato de crianças e jovens com temas relacionados ao meio ambiente por meio de experiências distintas. No vídeo, o debate conduz a discussão; nos palcos, a linguagem teatral leva o conteúdo para o ambiente escolar.
Educação climática com linguagem acessível
Ao reunir entretenimento e informação, a série busca estimular o pensamento crítico sobre as mudanças climáticas. O encontro entre Proteus e Hélio Musgo não é apresentado apenas como uma disputa de argumentos, mas como um convite para compreender melhor um desafio que afeta o presente e o futuro.
Gustavo Gumiero é mestre e doutor em Sociologia pela Unicamp e autor dos livros Gritos da guerra: o conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem, de 2023, e Pandemia no Brasil. Fatos, falhas e… atos, de 2022, ambos publicados pela Editora Mostarda.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



