Jardim Botânico de SP terá entrada gratuita em 12 de agosto
Comemoração dos 57 anos do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga inclui trilhas, lagos e Mata Atlântica na capital paulista
O Jardim Botânico de São Paulo terá entrada gratuita nesta quarta-feira, 12 de agosto, em celebração aos 57 anos do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), unidade de conservação que abriga o espaço. Criado oficialmente em 12 de agosto de 1969, o parque protege um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica na capital paulista e as nascentes do Riacho do Ipiranga.
A gratuidade é válida exclusivamente para o Jardim Botânico e apenas nesta data. A administração recomenda que os visitantes cheguem cedo, pois a expectativa é de aumento no movimento ao longo do dia.
O que visitar no Jardim Botânico
O Jardim Botânico oferece um passeio que combina contato com a natureza, fotografia e conhecimento, com trilhas, jardins, lagos, coleções botânicas e espaços históricos. Um dos destaques é a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga, acessível e que abriga diversas espécies da fauna, como aves e primatas.
Outro ponto de interesse é o Jardim de Lineu, que reúne jardins ornamentais e estufas históricas tombadas pelo patrimônio histórico, sendo um dos locais mais procurados para fotos pelos visitantes.
O espaço também conta com um Meliponário, dedicado às abelhas nativas sem ferrão, além de coleções de orquídeas e bromélias, áreas para pesquisa científica, um centro de educação ambiental e um dos maiores acervos sobre povos originários da Amazônia, com entrada gratuita para quem estiver no Jardim.
Importância ambiental do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
Com mais de 470 hectares, o PEFI reúne nascentes, lagos e uma rica variedade de espécies da fauna e flora. A unidade tem papel estratégico na proteção dos recursos hídricos da região, que está cercada pela urbanização.
Além do Jardim Botânico, o parque abriga instituições e espaços dedicados à pesquisa científica, conservação ambiental, educação e lazer.
Informações úteis
- Data da entrada gratuita: quarta-feira, 12 de agosto;
- Local: Jardim Botânico de São Paulo;
- Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031, Água Funda, São Paulo;
- Horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (entrada até 16h); sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 18h (entrada até 17h).
O local oferece estrutura de apoio com estacionamento, armários e restaurante. É permitida a entrada com alimentos e bebidas para consumo.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



