Lancheira escolar: como escolher a bebida das crianças
Água deve ser prioridade, mas outras opções podem complementar a lancheira e ajudar a variar a ingestão de líquidos durante as aulas.
Na hora de montar a lancheira, frutas, sanduíches e lanches costumam receber toda a atenção. Mas a bebida também faz parte da refeição e merece ser escolhida com cuidado, especialmente durante a volta às aulas. A água deve continuar sendo a principal bebida ao longo do dia, enquanto outras opções podem complementar a ingestão de líquidos e nutrientes.
Durante as aulas, brincadeiras e atividades físicas, algumas crianças podem beber menos água do que precisam por não perceberem a sede da mesma forma que os adultos. Por isso, deixar a hidratação planejada ajuda a tornar esse hábito mais fácil na rotina escolar.
O que pode acompanhar a lancheira?
De acordo com a nutricionista Priscila Maximino, especializada em nutrição do bebê, da criança e do adolescente e pesquisadora do Instituto PENSI – Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, a bebida deve ser pensada junto com os demais alimentos.
“Ao montar a lancheira, é comum que a maior parte da atenção esteja voltada para os alimentos sólidos. No entanto, a bebida que acompanha a refeição, seja água ou outra opção adequada ao contexto de uma alimentação equilibrada, também merece ser planejada de acordo com a rotina e as preferências da criança”, explica.
Entre as alternativas citadas pela especialista estão os sucos 100% fruta e a água de coco em caixinha. Eles têm perfis nutricionais diferentes: os sucos podem fornecer nutrientes naturalmente presentes nas frutas, enquanto a água de coco contém eletrólitos, como o potássio.
Dependendo da fruta escolhida, o suco também pode contribuir para a ingestão de vitamina C, folato, potássio e compostos bioativos, como flavonoides e carotenoides. A nutricionista cita que um copo de 200 ml de suco 100% de laranja pode fornecer aproximadamente 80 a 100 mg de vitamina C.
Como montar uma lancheira variada
Mais do que buscar uma combinação perfeita, a ideia é variar os grupos de alimentos e adaptar as escolhas à realidade da família e às preferências da criança. Uma composição possível inclui:
- Fruta: banana, maçã, uva ou tangerina;
- Bebida: água ao longo do dia e, eventualmente, suco 100% fruta ou água de coco;
- Proteína: queijo, iogurte ou outra preparação;
- Hortaliças: cenoura, pepino ou tomate-cereja;
- Carboidrato: pão, tapioca ou bolinho caseiro.
“Não existe uma lancheira única que funcione para todas as crianças. O mais importante é buscar equilíbrio, variar os alimentos e as bebidas ao longo da semana e adaptar as escolhas à realidade e às preferências de cada família”, finaliza Priscila.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



