Geriatria: curso da USP debate cuidado e envelhecimento

Curso Intensivo em Geriatria do HCX Fmusp acontece de 19 a 22 de agosto, em formato híbrido, com temas como demências e prevenção de quedas.

O envelhecimento da população brasileira já está mudando as necessidades do sistema de saúde — e também a forma como profissionais se preparam para cuidar de pessoas idosas. Entre os dias 19 e 22 de agosto, o HCX Fmusp realiza a 14ª edição do Curso Intensivo em Geriatria (CIG 2026), com participação presencial e transmissão on-line.

O encontro será realizado no Instituto de Radiologia (InRad), em São Paulo, e reunirá especialistas da Faculdade de Medicina da USP e convidados. A proposta é discutir não apenas doenças, mas os diferentes aspectos que influenciam autonomia, funcionalidade, cognição e qualidade de vida na velhice.

O que entra na programação do curso

A agenda inclui aulas, workshops, painéis e discussões de casos clínicos. Entre os temas previstos estão o uso da inteligência artificial no cuidado da pessoa idosa, a prevenção da fragilidade e de quedas e as estratégias relacionadas às demências e à doença de Parkinson.

Também serão abordados assuntos que fazem parte da rotina de cuidado, como imunização, saúde hormonal, farmacoterapia para diabetes e obesidade e uso seguro de medicamentos. O curso ainda propõe discussões sobre novos modelos de atenção à população idosa.

Na prática, a programação amplia o olhar sobre o envelhecimento: o cuidado não se resume ao diagnóstico ou ao tratamento de uma doença específica. A avaliação da capacidade funcional, da autonomia e das condições sociais também pode fazer parte das decisões em saúde.

População com 60 anos ou mais cresceu 58,7%

O CIG 2026 acontece em um cenário de transformação demográfica no país. Segundo dados da PNAD Contínua citados pelo HCX Fmusp, o número de brasileiros com 60 anos ou mais aumentou 58,7% entre 2012 e 2025, passando de 22,2 milhões para 35,2 milhões de pessoas.

Para a médica Flávia Campora, supervisora do Serviço de Geriatria do HC FMUSP e uma das coordenadoras do curso, essa mudança exige uma formação mais ampla dos profissionais.

“O envelhecimento da população está mudando o perfil dos profissionais que o sistema de saúde precisa formar. Cuidar da pessoa idosa vai além do tratamento de doenças. O profissional precisa compreender como o envelhecimento afeta a capacidade funcional, a autonomia, a cognição e os determinantes sociais que influenciam diretamente a saúde do paciente”, afirma.

Serviço

Curso Intensivo em Geriatria (CIG 2026)
Data: 19 a 22 de agosto de 2026
Formato: híbrido
Local: Instituto de Radiologia (InRad), Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 75, Portaria 1, Auditório 3, São Paulo.

O curso é coordenado pelos professores Eduardo Ferriolli, Flávia Campora, Luiz Antonio Gil Junior e Thiago J. Avelino-Silva.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 54 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar