Barco a hidrogênio estreia no Boat Show de Itajaí

JAQ H1, embarcação brasileira de 36 metros, é destaque na 4ª edição do Marina Itajaí Boat Show, que vai até domingo (5).

O Marina Itajaí Boat Show abriu sua 4ª edição nesta quinta-feira (2) com uma novidade que coloca inovação e sustentabilidade no centro da programação: a estreia, no Sul do país, do JAQ H1, barco brasileiro de 36 metros movido a hidrogênio verde. A embarcação integra um projeto do Grupo Náutica voltado à descarbonização da navegação e ficará aberta à visitação durante o evento.

Evento reúne barcos, negócios e experiências para o público

Considerado o maior evento náutico do Sul do Brasil, o Boat Show segue até domingo (5), na Marina Itajaí, em Santa Catarina. A edição reúne mais de 60 embarcações, de modelos de entrada a iates de luxo, além de test drives, shopping náutico flutuante ampliado, praça gastronômica, passeios gratuitos de vela e em barco solar, desfile de moda e atrações para famílias.

Na abertura oficial, autoridades municipais e estaduais, empresários, expositores e representantes do setor participaram da cerimônia. O evento também reforça a posição de Itajaí como polo relevante da economia do mar, conectando indústria, turismo, lazer e inovação.

Hidrogênio verde e futuro da navegação

Um dos pontos mais observados nesta edição é o JAQ H1, que usa hidrogênio verde para abastecer sua hotelaria a bordo. Além da visitação, o barco será palco do Náutica Talks nos dias 3 e 4 de julho, com debates sobre economia azul, políticas públicas, sustentabilidade, capacitação profissional, The Ocean Race, cadeia produtiva náutica de Itajaí e novas tecnologias para a navegação.

Segundo informações divulgadas no material do evento, Santa Catarina responde por 65% da produção brasileira de barcos de esporte e lazer e por 90% das exportações do segmento, de acordo com a Acobar. Itajaí também ganhou destaque em 2026 ao assumir a liderança nas exportações de barcos de recreio, com US$ 4,3 milhões enviados ao exterior nos quatro primeiros meses do ano, segundo dados do Comex Stat.

Copa do Mundo entra na programação

Outra novidade desta edição é uma área inédita para transmissão dos jogos da Copa do Mundo, com telão instalado na nova área gastronômica e de lazer, de frente para a marina e para as embarcações em exposição. No domingo (5), o público poderá acompanhar Brasil x Noruega, pelas oitavas de final, às 17h.

O Marina Itajaí Boat Show 2026 tem apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI) da Prefeitura de Itajaí. O evento acontece na Marina Itajaí, na Avenida Carlos Ely Castro, 100, no Centro da cidade.

Serviço: Marina Itajaí Boat Show 2026, de 2 a 5 de julho, com horários de quinta e sexta, das 14h às 21h; sábado e domingo, das 11h às 21h. No último dia, o evento encerra às 20h.

EstagiárIA

Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA

👁️ 74 visualizações
🐦 Twitter 📘 Facebook 💼 LinkedIn
compartilhamentos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar