Cooperativas de reciclagem ganham força com apoio empresarial
Parcerias com Gerdau, varejo e lideranças femininas ajudam a profissionalizar cooperativas, ampliar segurança e valorizar catadores no país.
Parcerias entre empresas, varejo e cooperativas estão ajudando a dar mais força à cadeia da reciclagem de latas de aço no Brasil. É esse o movimento destacado pela Prolata Reciclagem, entidade sem fins lucrativos que atua na logística reversa de latas de aço pós-consumo e que vem ampliando seu alcance com ações voltadas à profissionalização e à valorização do trabalho dos catadores.
Como o apoio chega às cooperativas
Entre os parceiros citados, a Gerdau se destaca por integrar cooperativas à sua cadeia de suprimentos. Em alguns casos, essa conexão elimina intermediários e aumenta a rentabilidade. A companhia também viabilizou, em parceria com a Prolata, serviços para cooperativas no Rio Grande do Sul, com foco na manutenção de licenças ambientais, renovação de planos de gestão, doação de EPIs e melhorias estruturais e operacionais.
Outro exemplo é a rede Baratão das Tintas, da Baixada Santista, parceira da Prolata desde 2019. Com 29 lojas funcionando como pontos de recebimento, a rede recolhe latas de aço pós-consumo dos consumidores e as encaminha às cooperativas mais próximas. Na prática, isso ajuda a garantir descarte correto, rastreabilidade e fortalecimento da cadeia da reciclagem.
Mulheres na liderança do cooperativismo
Além do impacto ambiental, a iniciativa também evidencia a presença feminina em posições de liderança no cooperativismo. Mônica Licassali, da Recicle a Vida, em Brasília, afirma que o apoio da Prolata foi fundamental para a trajetória da organização e da Central Nacional ao longo de mais de 10 anos. Segundo ela, as ações envolvem melhoria da estrutura operacional, capacitações e fornecimento de EPIs, contribuindo para mais segurança, organização e valorização do trabalho realizado por catadores e catadoras.
Já Janete Cabral, presidente da Socrelp, em Fortaleza, ressalta a importância da parceria com a Prolata para a associação de catadores mais antiga da cidade. Ela cita apoio em treinamentos, oficinas, palestras e suporte financeiro em momentos de dificuldade, além de avanços como envelopamento de caminhão, caminhão baú, construção de galpão e novos veículos.
O que é a Prolata
Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma iniciativa da Abeaço para contribuir com o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A entidade atua nas cinco regiões do país com o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas, além de investir em educação e comunicação sobre o tema.
Na prática, o recado é claro: quando empresas, varejo e cooperativas trabalham juntas, a reciclagem ganha escala, o ambiente agradece e o trabalho de quem está na ponta passa a ser mais reconhecido.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



