Saúde da pele: redes sociais influenciam jovens brasileiros
No Dia Mundial da Saúde da Pele, a SBD alerta para doenças cutâneas que afetam quase 5 bilhões de pessoas e para o uso das redes como fonte de informação.
No Dia Mundial da Saúde da Pele, celebrado em 8 de julho, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) destaca que doenças cutâneas afetam entre 4,7 e 4,9 bilhões de pessoas globalmente, sendo uma das principais causas de incapacidade no mundo. Essas condições impactam não apenas a aparência, mas também a qualidade de vida, saúde mental, produtividade e bem-estar social dos pacientes.
Existem entre 2 mil e 3 mil doenças de pele distintas, incluindo enfermidades infecciosas, doenças inflamatórias crônicas, doenças tropicais negligenciadas e cânceres de pele. Apesar da alta prevalência, menos da metade das pessoas afetadas tem acesso adequado ao atendimento dermatológico, segundo dados da revista científica The Lancet.
Redes sociais como fonte de informação, mas não substituem o dermatologista
Dados da pesquisa Datafolha indicam que 54% dos brasileiros buscam informações sobre cuidados com a pele, produtos, procedimentos e profissionais. Entre esses, 19% recorrem às redes sociais e criadores de conteúdo, enquanto 9% utilizam o YouTube. Em contrapartida, apenas 14% procuram médicos presencialmente e 13% consultam sites de busca e páginas médicas.
Um dado preocupante é que, entre brasileiros de 16 a 24 anos com acne — principal motivo de consulta dermatológica no país — 70% ainda não procuraram um dermatologista. O presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui, ressalta a importância de priorizar a saúde da pele: “Os números demonstram que a saúde da pele precisa ser encarada como uma prioridade em saúde pública. Estamos falando de doenças que afetam bilhões de pessoas e que muitas vezes são negligenciadas. A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo, muitas vezes, um importante sinalizador de doenças sistêmicas, infecções, processos inflamatórios e cânceres. Cuidar da saúde da pele é cuidar da saúde como um todo”.
Projeto Guarita amplia assistência dermatológica a indígenas no Rio Grande do Sul
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde da Pele, a SBD apoia o Projeto Guarita, que oferece assistência dermatológica periódica à população da Terra Indígena Guarita, no norte do Rio Grande do Sul. A iniciativa foca especialmente em pessoas com albinismo e na prevenção do câncer de pele.
O projeto surgiu após estudos do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) identificarem uma incidência de albinismo superior à média na região. Em 2024, o projeto passa a contar com o apoio da SBD dentro das ações do World Skin Health Day, promovido pela Liga Internacional das Sociedades Dermatológicas (ILDS). A próxima edição ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho, reunindo dermatologistas voluntários para dar continuidade ao trabalho em parceria com a UFRGS.
Em um contexto de ampla circulação de informações online, a campanha reforça que, embora as redes sociais possam auxiliar na disseminação de conhecimento, o diagnóstico e tratamento adequados dependem da avaliação médica especializada. Esse cuidado é fundamental para a saúde da pele e para o bem-estar geral.
Texto gerado a partir de informações da assessoria com ajuda da estagiárIA



